Web Content Display Web Content Display

Correios - Serviços Postais

Para envio de serviços postais é necessário que o pacote/envelope com destinatário e remetente seja entregue até às 11h para ser postado no mesmo dia.

Para conteúdos que não sejam folhas de papel é necessário o preenchimento da Declaração de Conteúdo (BAIXAR) que deverá estar em saco plástico transparente e colada no lado de fora do pacote.

O pacote deve estar devidamente embalado de acordo com seu conteúdo, dessa forma, postagens de material perecível e/ou que contenham gelo seco em seu interior, deverão estar devidamente isolados para não passar umidade aos outros pacotes.

 

O peso máximo é de 30kg.

 

As postagens internacionais estão disponíveis conforme a simulação no site dos correios (https://efi.correios.com.br/app/simulaPrecoPrazoInternacional/index.php). O envelope para envio internacional deve conter além dos dados do remetente, os seguintes dados do destinatário: Nome do Destinatário, Endereço completo (Com especificações de Centro, Departamento, Prédio, Andar, Ala, por exemplo), Telefone do destinatário (com DDI), E-mail do destinatário e qualquer outra informação que seja possível contactar o destinatário.

 

ENVIO POSTAL POR E-MAIL OU PROCESSO

Conforme Oficio Circular nº 61/2023-DGBS PROGEST,  a Coordenação de Protocolo Geral realiza a postagem nos Correios de envelopes entregues presencialmente e de documentos enviados por meio de processos no SIPAC e e-mail, sendo estes documentos enviados eletronicamente limitados até 20 páginas e em caso de maior quantidade, devem ser entregues fisicamente em um envelope contendo remetente e destinatário.

Reforçamos que os documentos enviados eletronicamente devem estar devidamente assinados, a fim de garantir sua validade jurídica e autenticidade, evitando possíveis complicações com documentos que possam ser considerados sem efeito. Caso os documentos sejam enviados pendentes de assinatura, os processos e e-mails serão devolvidos, solicitando o envio da documentação devidamente assinada.

Além disso, orientamos que os documentos avulsos, ou seja, aqueles que não estão inseridos em processos, sejam elaborados por meio da função "Cadastrar Documento". Nessa função, selecione o tipo de documento adequado (Ofício, Notificação ou outro documento de comunicação, conforme a sua unidade), classifique-o com o código 991 do CONARQ e, ao finalizar, envie-o para sua própria unidade. Após finalizado o cadastro do documento, deve ser gerado o pdf do mesmo e enviado para o e-mail protocolo@ufpe.br, onde será realizada a impressão eo envelopamento do documento.

Segue em modelo de documento com a estrutura de envio postal.

_______________________________________________________________________________________________________

 

PASSO A PASSO PARA ENVIO DE TELEGRAMAS

 

O telegrama é um serviço postal de mensagens urgentes, tratadas de forma confidencial e auto-envelopada com previsão de entrega ao destinatário dentro de 4 horas em qualquer lugar do Brasil. 

A permissão de envio de telegramas será concedida às unidades que precisam notificar interessados por questões judiciais e extrajudiciais com celeridade e urgência.

Após o usuário realizar seu cadastro na plataforma “Meu Correios” e receber as devidas permissões pela Coordenação de Protocolo Geral na plataforma do SMT que será o sistema onde serão realizados os envios dos telegramas.

O Login no SMT apresentará uma tela como a imagem abaixo:

 

 

  1. Clique no menu indicado abaixo:

 

 
  1. Selecione a Aba “Mensagens” (1) para ter acesso a funcionalidade “Criar mensagens” (2) conforme imagem abaixo:

 

 
  1. Selecione o cartão de postagem vinculado ao seu usuário habilitado pela Coordenação de Protocolo Geral.

 

  1. Selecione o serviço de Telegrama Nacional para a próxima parte.

 

 
  1. Nesta etapa será definido os serviços adicionais como o “Pedido de confirmação” e “Cópia de Telegrama”. Neste ponto orientamos que selecione o “Pedido de Confirmação” da entrega de forma física e eletrônica clicando na opção ambas, garantindo que posteriormente teremos uma maior garantia de confirmação da entrega. Na parte inferior da tela será necessário indicar um e-mail para o recebimento da confirmação.

 

 
  1. Nesta etapa será definido o remetente e inicialmente os dados apresentados são do usuário, sendo necessário realizar alguns ajustes conforme indicado na imagem abaixo. Clique em “Alterar dados”, preencha com os dados de sua unidade, marque as opções “Incluir remetente atual no cadastro” e “Remetente padrão”, salvando e clicando em “Próximo”. Coloque no complemento informações de prédio e sala, por exemplo, Reitoria/Nome_da_unidade/Sala x.

 

 

 
  1. Nesta etapa será indicado o destinatário, clicando no sinal de “+” e preenchendo os campos pertinentes, podendo ainda agendar o envio indicando uma data específica ou incluir o destinatário nos contatos do usuário.

 

 

  1. A tela referente ao editor de texto do telegrama terá espaços para cabeçalho, corpo de telegrama e rodapé. Após inserir as informações na estrutura do telegrama, clique em salvar, onde poderá ser visualizado o resultado final do telegrama ou clicar em “Próximo” para continuidade do envio.

 

 

 

  1. Por fim, confira o resultado final do telegrama clicando no símbolo do olho na lateral esquerda do quadro e após validado, clique em “Efetivar” para o envio ser realizado, pois não será possível o cancelamento do envio. Após efetivar o envio, o sistema retornará para a tela inicial indicando os envios realizados.

 



 

Canais de Atendimento da Coordenação de Protocolo Geral da UFPE

Para esclarecimentos, orientações ou suporte relacionado aos serviços da Coordenação de Protocolo Geral, utilize um dos nossos canais oficiais:

  • E-mail institucional: protocolo@ufpe.br

  • Telefone fixo e WhatsApp institucional: (81) 2126-8154