Informes Informes

05/07/2024 Colóquio Manipulação coerente de luz em átomos frios: emaranhamento quântico, memórias óticas e novos lasers - José W R Tabosa (Departamento de Física, UFPE)

Prezados membros do DF,

Segue abaixo informações sobre o Colóquio que será apresentado nesta sexta-feira, dia 05/07/2024

Palestrante:

José W R Tabosa

Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco

Título:

Resumo:

Neste colóquio apresentarei uma breve revisão de diferentes fenômenos óticos coerentes envolvendo os graus de liberdade internos (níveis Zeeman) de átomos e suas aplicações para o armazenamento e a manipulação de luz possuindo momento angular orbital (MAO). Descreverei também o uso destes fenômenos na demonstração de um novo tipo de laser sem inversão, baseado em ganho ótico magneticamente induzido via coerências Zeeman. Descreverei ainda novos tipos de memórias óticas baseadas nos graus de liberdade externos (estados de momentum) de átomos frios, especificamente as memórias baseadas em ressonâncias induzidas por recuo (RIR), assim como as memórias associadas aos estados vibracionais quantizados de átomos confinados em redes óticas unidimensionais. Por fim, descreverei os experimentos em andamento no Laboratório de Átomos Frios do DF-UFPE, onde o acoplamento paramétrico entre diferentes modos do campo via processos de mistura de quatro ondas leva à observação de ganho ótico gigante e à demonstração de emaranhamento quântico de variáveis contínuas associado a pares de modos.

Mini Biografia:

Possui graduação em Física (1981), mestrado em Física (1984) e doutorado em Física (1988) pela Universidade Federal de Pernambuco, tendo realizado estágio de doutorado na Université Paris XIII (1987) e pós-doutorado no California Institute of Technology-Caltech/USA (1991). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, Fellow do Institute of Physics-IOP e Pesquisador do CNPq. Foi Pesquisador Associado do CNRS no Institut Non Linéaire de Nice-França (2005) e Professor Convidado na Université Paris-Sud (2015). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física (2000-2002) e Chefe do Departamento de Física da UFPE (2010-2012). Tem experiência nas áreas de Física Atômica, Ótica Não-Linear e Ótica Quântica, atuando principalmente nos seguintes temas: resfriamento de átomos com lasers, mistura de ondas em sistemas atômicos, espectroscopia ótica coerente, armazenamento de luz em átomos frios e momento angular orbital da luz.

Local: Auditório do Departamento de Física / CCEN / UFPE

Horário: 16h00