Departamento de Zoologia
Coleção Herpetológica
A Coleção Herpetológica da UFPE foi recentemente criada, em setembro de 2013, e abriga atualmente um acervo de 150 espécimes de anfíbios anuros, lacertílios, anfisbenídeos, serpentes e quelônios já incorporados e, aproximadamente, outros 150 espécimes aguardando a incorporação ao acervo permanente. Atualmente a coleção tem representação para 13 famílias e 25 espécies de répteis e 10 famílias e 20 espécies de anfíbios, sendo a maioria dos espécimes provenientes do estado de Pernambuco, frutos de coletas em áreas de Mata Atlântica e de Caatinga, da doação voluntária pela comunidade e também contando com alguns espécimes de áreas de Mata Atlântica do sudeste do país, obtidos com a chegada do atual curador.
Com a recente contratação de um pesquisador especialista na sistemática e taxonomia de répteis pelo Departamento de Zoologia da UFPE, está previsto para os próximos anos um grande incremento no acervo da coleção. Além do depósito de material herpetológico fruto dos projetos de pesquisa em áreas de Floresta Atlântica, Amazônia e Caatinga com os quais o atual curador está envolvido, o acervo também se beneficiará da permuta de espécimes entre as instituições parceiras, como a Coleção Herpetológica da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), gerida pelo Dr. Felipe Curcio, da Coleção Herpetológica do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (MUFAL), gerida pela bióloga Selma Torquato e Dra. Tamí Mott e do Laboratório de Herpetologia do Instituto de Biociências da USP, sob a responsabilidade do Dr. Miguel Trefaut Rodrigues. Da mesma forma, o credenciamento do curador ao Programa de Pós graduação permitirá futuras pesquisas nas áreas de taxonomia e sistemática de répteis, cujo material coletado será depositado na Coleção.
O curador da Coleção é o Dr. Pedro Murilo Sales Nunes, Professor Adjunto A, lotado no Departamento de Zoologia da UFPE, que tem a sua principal linha de pesquisa voltada à sistemática e taxonomia de répteis. Dentre as publicações recentes do curador estão incluídas a identificação e descrição de novos táxons de répteis e anfíbios, além de estudos em anatomia comparada de lagartos.