Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva
(Psicologia Cognitiva) Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva
- O Programa
 - Área de Concentração
 - Linhas de Pesquisa
 - Grupos de Pesquisa
 - Estrutura Curricular e Ementas
 - Regimento Interno, Normativas Internas e Legislação
 - Docentes
 - Discentes
 - Egressos
 - Infraestrutura
 - Interlocuções, Interfaces, Inovação, Formação e Impacto/Inserção Social
 - Bolsas
 - Estágio Docência
 - Internacionalização e Intercâmbio
 - Produção Acadêmico-Científica
 - Roteiros e Procedimentos Acadêmico-Administrativos, Documentos, Formulários e Requerimento On-line
 - Links
 - Autoavaliação
 - Planejamento Estratégico
 
  
 Linhas de Pesquisa  Linhas de Pesquisa 
  Em 2020 o PPG alterou suas linhas de pesquisa em função do perfil docentes e de seus atuais interesses de pesquisa, sendo as quatro linhas anteriores incorporadas a duas linhas de pesquisa:
- Processos Cognitivos Básicos e Complexos
 - Cultura e Cognição
 
|   LINHA  |    DESCRIÇÃO  |    DOCENTES  |  
|   Processos Cognitivos Básicos e Complexos  |    Estudo das múltiplas dimensões psicológicas e socioculturais dos sistemas humanos básicos e complexos. A proposta da linha de pesquisa é examinar como ocorrem, se desenvolvem e se inter-relacionam os processos psicológicos subjacentes à produção do conhecimento humano, bem como construir modelos teórico-metodológicos. Os estudos envolvem o uso e o desenvolvimento de ferramentas de análise tanto de natureza quantitativa quanto qualitativa. Essa produção é investigada a partir de uma visão do ser humano como sistema biopsicossocial. São tratados temas como: tomada de decisão, linguagem, consciência, autoconsciência, imagem mental, raciocínio lógico-matemático, argumentação informal, aprendizagem, inteligência emocional, cognição social, habilidades socioemocionais, formação de conceitos, emoções, mecanismos neuropsicológicos e neurocognitivos, memória e inteligência.  |    Alexsandro Medeiros Alina Spinillo Antonio Roazzi Mauricio Bueno Renata Toscano Selma Leitão Sintria Lautert  |  
|   Cultura e Cognição  |    Estudos sobre a relação da cognição e da afetividade com a cultura concebida em duas vertentes: (i) a que aborda a cultura como condição na qual o ser humano existe enquanto processo holístico de mudança no tempo irreversível, sendo investigada em termos de processos culturais-semióticos constitutivos do sujeito e do ambiente numa dinâmica bidirecional em que as polaridades não existem uma sem a outra; (ii) a que investiga as influências dos fatores culturais nos processos cognitivos, a partir das similaridades e das dissimilaridades dos mecanismos sociocognitivos para a compreensão de sistemas conceituais no contexto cultural. Ambas as vertentes procuram construir modelagens teórico-metodológicas sobre sujeito, cognição e cultura. Na primeira vertente são tratados temas como: rememoração, imaginação, aprendizagem e suas articulações, processos criativos, estética como processo psicológico, rupturas- transições nas trajetórias de vida, construção semiótica de sentidos e significados, a constituição do self dialógico. Na segunda vertente são tratados temas como: representações sociais, self e processos culturais sobre morte, religião e misticismo, modelos de self, transculturalidade, hipercultura, concepções culturais de ambiente e violência.  |    Alexsandro Medeiros Karina Moutinho Antonio Roazzi Candy Laurendon Luis Felipe Marina Pinheiro Sandra Ataíde  |  
Os discentes que ingressaram no PPG, até 2019, permanecerão com suas linhas de pesquisa da aprovação de seus projetos de pesquisa.
- Comunicação Oral e Escrita
 - Cultura e Cognição
 - Desenvolvimento Cognitivo
 - Educação Matemática e Científica
 
|   LINHA  |    DESCRIÇÃO  |    DOCENTES  |  
|   Comunicação Oral e Escrita  |    Estudos sobre os processos psicológicos, interpessoais e contextuais envolvidos na aquisição da linguagem, leitura e escrita.  |    Alina Spinillo Antonio Roazzi Sandra Ataíde Selma Leitão  |  
|   
 Cultura e Cognição 
  |    Estudos sobre elementos culturais e suas relações com o desenvolvimento do raciocínio matemático, científico e da linguagem.  |    Alexandro Nascimento Ana Karina Moutinho Antonio Roazzi Maria Lyra Marina Pinheiro Silvia Maciel  |  
|   
 Desenvolvimento Cognitivo 
  |    
 Estudos sobre o desenvolvimento do raciocínio lógico, matemático, científico e da argumentação informal. 
  |    Alexsandro Nascimento Antonio Roazzi Candy Laurendon José Mauricio Bueno Selma Leitão Renata Toscano  |  
|   Educação Matemática e Científica  |    
 Estudos sobre o desenvolvimento de conceitos matemáticos e científicos.  |    Alina Spinillo Candy Laurendon Juliana Ferreira Sintria Lautert  |