Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB)
Sobre o Programa / About the Program / Acerca del Programa
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem como finalidades desenvolver e aprofundar a formação adquirida nos Cursos de Graduação, propiciar formação científica e técnica avançada nas Áreas de Biologia Celular, Biologia Molecular, Biotecnologia, Farmacologia, Fisiologia, Microbiologia, Química Medicinal, e áreas afins, e conduzir seus participantes à obtenção do grau de Mestre ou Doutor, dando ênfase aos seguintes aspectos: a) Formar pesquisadores independentes e inovadores, capazes de formular, planejar e desenvolver projetos de pesquisa que visem ao desenvolvimento de novas tecnologias e produtos relacionados com as Ciências Biológicas e áreas afins, mediante a valorização da competência técnico-científica; b) Contribuir para a geração de conhecimento através de estudos avançados e pesquisas nos campos teóricos e aplicados das Ciências Biológicas e áreas afins; c) Se consolidar como referência e protagonista do desenvolvimento científico na região Nordeste e no Brasil.
The Postgraduate Program in Biological Sciences (PPGCB) of the Federal University of Pernambuco (UFPE) aims to develop and deepen the training acquired in the Graduate Courses, to provide advanced scientific and technical training in the areas of Cell Biology, Molecular Biology, Biotechnology, Pharmacology, Physiology, Microbiology, Medicinal Chemistry, and related areas, leading its participants to obtain the degree of Master or Doctor, emphasizing the following aspects: a) To train independent and innovative researchers, capable of formulating, planning and developing research projects aiming at the development of new technologies and products related to Biological Sciences and related areas, through the enhancement of technical and scientific competence; b) To contribute to the generation of knowledge through advanced studies and research in the theoretical and applied fields of Biological Sciences and related areas; c) To consolidate itself as a reference and protagonist of scientific development in the Northeast and in Brazil.
El Programa de Posgrado en Ciencias Biológicas (PPGCB) de la Universidad Federal de Pernambuco (UFPE) tiene como objetivo desarrollar y profundizar la formación adquirida en los Cursos de Grado, para brindar formación científica y técnica avanzada en las Áreas de Biología Celular, Biología Molecular, Biotecnología, Farmacología, Fisiología, Microbiología, Química Medicinal y áreas afines, y conducir a sus participantes a la obtención del título de Máster o Doctor, destacando los siguientes aspectos: a) Formar investigadores independientes e innovadores, capaces de formular, planificar y desarrollar proyectos de investigación destinada al desarrollo de nuevas tecnologías y productos relacionados con las Ciencias Biológicas y áreas afines, mediante la mejora de la competencia técnica y científica; b) Contribuir a la generación de conocimiento a través de estudios avanzados e investigaciones en los campos teóricos y aplicados de las Ciencias Biológicas y áreas afines; c) Consolidarse como referente y protagonista del desarrollo científico en el Nordeste y en Brasil.

Bolsas / Scholarships / Becas
Bolsas / Scholarships / Becas
LISTA DE BOLSISTAS E NÃO-BOLSISTAS / SCHOLARSHIP LIST (em 03/05/2022)
O PPGCB dispõe de cotas de bolsas do Programa de Demanda Social (DS) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para estudantes de Mestrado e Doutorado, além de cotas de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ainda, os docentes do PPGCB têm tido bastante sucesso na captação de bolsas distribuídas nos editais da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Para conferir as bolsas DS-CAPES do PPGCB atualmente vigentes, visite: https://www.ufpe.br/propg/bolsas
The PPGCB has scholarship quotas from the Social Demand Program (DS) of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) for Master and Doctoral students, in addition to scholarship quotas from the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). In addition, professors of the PPGCB have been very successful in attracting scholarships distributed in the edicts of the Foundation for the Support of Science and Technology of the State of Pernambuco (FACEPE). To check the PPGCB DS-CAPES scholarships currently in validity, please visit: https://www.ufpe.br/propg/bolsas
El PPGCB cuenta con cupos de becas del Programa de Demanda Social (DS) de la Coordinación para la Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES) para estudiantes de maestría y doctorado, además de cupos de becas del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq). Además, los profesores del PPGCB han tenido mucho éxito en la captación de becas distribuidas en los edictos de la Fundación de Apoyo a la Ciencia y Tecnología del Estado de Pernambuco (FACEPE). Para consultar las becas PPGCB DS-CAPES actualmente vigentes, visite: https://www.ufpe.br/propg/bolsas

Disciplinas / Subjects / Asignaturas
Disciplinas / Subjects / Asignaturas
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Estrutura Curricular / Curricular Structure / Estructura Curricular (alunos ingressantes a partir de abril/2022):
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Ementa das disciplinas / Subjects Programs / Menús de las asignaturas (alunos ingressantes a partir de abril/2022)
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Estrutura Curricular / Curricular Structure / Estructura Curricular (alunos ingressantes até março/2022)
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Ementa das disciplinas / Subjects Programs / Menús de las asignaturas (alunos ingressantes até março/2022).

Seleção / Admission / Admisión
Normativas Internas / Internal Norms / Reglas Internas
Normativas Internas / Internal Norms / Reglas Internas
NORMATIVAS INTERNAS (INTERNAL NORMS / REGLAS INTERNAS)
01/2020 - Dispõe quanto ao prazo para efetivação da matrícula por candidato aprovado em exame de seleção (About the deadline for effective enrollment by candidate who passed the selection exam / Establece la fecha límite para la inscripción efectiva del candidato que aprobó el examen de admisión).
02/2020 - Dispõe quanto aos procedimentos e prazos para realização das alterações solicitadas pela Comissão Examinadora quando da defesa e aprovação do trabalho de conclusão e apresentação de versão final à Coordenação do PPGCB (About the procedures and deadlines for making the changes requested by the Examining Committee when defending and approving the conclusion work and presenting the final version to the PPGCB Coordination / Establece los procedimientos y plazos para realizar los cambios solicitados por la Comisión Examinadora al defender y aprobar el trabajo de conclusión y presentar la versión final a la Coordinación del PPGCB).
01/2021 - Dispõe sobre os procedimentos de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (About the procedures for accreditation, re-accreditation and disqualification of professors in the PPGCB / Prevé los procedimientos de acreditación, reacreditación y descalificación de los profesores del PPGCB).
02/2021 - Estabelece os critérios de habilitação docente para receber novos orientandos a cada processo seletivo regular do PPGCB (Establishes the qualification criteria for professors to receive new advisors in each regular PPGCB selection process / Establece los criterios de calificación para que los profesores reciban nuevos estudiantes para cada proceso de admisión regular del PPGCB).
03/2021 - Estabelece os critérios de priorização e razões para interrupção de concessão de bolsa de agências de fomento que façam parte de cotas concedidas ao PPGCB (Establishes the prioritization criteria and reasons for interrupting the granting of scholarships from development agencies that are part of quotas granted to the PPGCB / Establece los criterios de priorización y las razones para interrumpir el otorgamiento de becas de las agencias de desarrollo que forman parte de las cuotas otorgadas al PPGCB). (Revogada e substituída pela Normativa 01/2023 - ver abaixo)
04/2021 - Estabelece as exigências para defesa e regras de formatação de dissertações e teses do PPGCB (Establishes the defense requirements and rules for formatting PPGCB dissertations and theses / Establece los requisitos de defensa y las reglas para formatear disertaciones y tesis del PPGCB).
05/2021 - Dispõe sobre o formato do Exame de Qualificação de Doutorado e a avaliação pela comissão examinadora (About the format of the Doctoral Qualification Exam and the evaluation by the examining committee / Establece el formato del examen de calificación de doctorado y la evaluación por parte del comité examinador).
06/2021 - Institui política de ações afirmativas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) da Universidade Federal de Pernambuco (Institutes affirmative action politics within the scope of the Graduate Program in Biological Sciences (PPGCB) of the Federal University of Pernambuco / Instituye la política de acciónes afirmativas en el ámbito del Programa de Posgrado en Ciencias Biológicas (PPGCB) de la Universidade Federal de Pernambuco).
01/2022 - Regulamenta a pontuação de avaliação da produção científica de discentes de Mestrado Acadêmico que desejem se submeter ao processo de Mudança de Nível para o Doutorado (Regulates the evaluation of the scientific production of Academic Master's students who wish to undergo the process of Changing Level for the Doctorate / Regula la evaluación de la producción científica de los estudiantes de Maestría Académica que deseen realizar el proceso de Cambio de Nivel para el Doctorado).
02/2022 - Estabelece os critérios para aprovação nas atividades correspondentes ao “Seminário de Acompanhamento” (Establishes the criteria for approval in the activities corresponding to the “Follow-up Seminar” / Establece los criterios para la aprobación de las actividades correspondientes al “Seminario de Seguimiento”).
01/2023 - Estabelece os critérios de priorização e razões para interrupção de concessão de bolsa de agências de fomento que façam parte de cotas concedidas ao PPGCB (Establishes the prioritization criteria and reasons for interrupting the granting of scholarships from development agencies that are part of quotas granted to the PPGCB / Establece los criterios de priorización y las razones para interrumpir el otorgamiento de becas de las agencias de desarrollo que forman parte de las cuotas otorgadas al PPGCB).
Currently, internal norms are available only in Portuguese.
Actualmente, las normas internas están disponibles solo en portugués.
Regimento / Statute / Estatuto
Regimento / Statute / Estatuto
REGIMENTO INTERNO / INTERNAL STATUTE / ESTATUTO INTERNO (a partir da página 56 / from page 56 / desde la página 56)
ALTERAÇÕES NO § 1º DO ART. 39 E NO § 5º DO ART. 55 do DO REGIMENTO INTERNO / CHANGES IN § 1 OF ART. 39 AND IN § 5 OF ART. 55 of THE INTERNAL STATUTE / MODIFICACIONES EN EL § 1 DEL ART. 39 Y EN EL § 5 DEL ART. 55 del REGLAMENTO INTERNO (na página 5 / in page 5 / en la página 5)

Artigos / Papers / Artículos

Doutorado Sanduíche no Exterior
Doutorado Sanduíche no Exterior
ENCERRADAS
Chamada 06/2024 - Seleção interna de proposta de candidaturas a bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche (PDSE) da CAPES via Edital PROPG nº 08/2024 (Concessão de Bolsas PDSE/Capes - 2025) - Inscrições até 30/11/2024
Chamada 02/2024 - Seleção interna de proposta de candidaturas a bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche (PDSE) da CAPES via Edital PROPG nº 05/2024 (Concessão de Bolsas PDSE/Capes - 2024.2) - Inscrições até 16/04/2024
Chamada 01/2024 - Seleção interna de proposta de candidaturas a bolsas de Doutorado Sanduíche no exterior via projeto do PPGCB (Nanossistemas inovadores de liberação controlada de fármacos: desenvolvimento e caracterização) no Programa CAPES-PrInt - Resultado
Chamada 05/2022 - Seleção interna de proposta de candidaturas a bolsas de Doutorado Sanduíche no exterior via projeto do PPGCB (Nanossistemas inovadores de liberação controlada de fármacos: desenvolvimento e caracterização) no Programa CAPES-PrInt - Inscrições encerradas
Chamada 06/2022 - Seleção interna de proposta de candidaturas a bolsas de Doutorado Sanduíche no exterior do Programa CAPES-PrInt via Edital PROPG Nº 20/2022 (2023 e 2024) - Inscrições até 30/12/2022 (janela 1), 12/02/2023 (janela 2), 28/05/2023(janela 3), 13/08/2023 (janela 4) e 12/11/2023 (janela 5) - Resultado
Chamada 01/2022 - Seleção interna de proposta de candidaturas a bolsas de Doutorado Sanduíche no exterior via projeto do PPGCB (Nanossistemas inovadores de liberação controlada de fármacos: desenvolvimento e caracterização) no Programa CAPES-PrInt - Inscrições encerradas
Chamada 03/2022 - Seleção interna de proposta de candidaturas a bolsas de Doutorado Sanduíche no exterior via projeto do PPGCB (Nanossistemas inovadores de liberação controlada de fármacos: desenvolvimento e caracterização) no Programa CAPES-PrInt - Inscrições encerradas
Auxílio a discentes do PPGCB
Auxílio a discentes do PPGCB
Chamada 01/2023 - Apoio a Discentes para Participação em Eventos Científicos e/ou Missões Científico- Acadêmicas– PROEX/PPGCB

Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2025-2028
O planejamento estratégico do PPGCB para o próximo quadriênio mantém parte dos objetivos do quadriênio anterior, bem como inclui novas metas com base nos resultados do processo de autoavaliação:
1) Continuar incentivando discentes e docentes a ampliarem quantitativamente e qualitativamente a publicação de artigos científicos, mantendo a tendência de aumento da proporção de publicações com discentes/egressos.
2) Ampliar a internacionalização do PPGCB.
3) Continuar incentivando a entrada de novos docentes no PPGCB e promover a renovação do quadro de docentes, tendo em vista a previsão no aumento de descredenciamento voluntário de docentes devido à aposentadoria.
4) Dar suporte e incentivar aos novos docentes credenciados para que possam crescer cientificamente com o apoio do PPGCB.
5) Continuar ampliando a proximidade do PPGCB com o setor empresarial.
6) Ampliar a participação em projetos que contemplem a inter e multidisciplinaridade.
7) Incluir novas disciplinas transversais na estrutura curricular do PPGCB.
8) Ampliar o envolvimento de discentes e docentes em ações de divulgação científica e valorização da ciência, explorando o projeto “Ciência itinerante: do litoral à Caatinga” e o programa “Conexões PPGCB”.
9) Ampliar a rede de colaboração científica do PPGCB, continuar a apoiar a realização de estágios pelos discentes por meio da verba PROEX.
10) Promover maior aproximação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFPE com os discentes do PPGCB.
11) Investir esforços junto à instituição para melhoria das instalações físicas do PPGCB.
12) Promover capacitação aos docentes e discentes sobre a diversidade e importância das diferentes bases de dados bibliográficos e de citações.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2021-2024 (com resultados alcançados)
O PPGCB desenvolveu o seu planejamento estratégico em consonância com o Plano Institucional de Pós-Graduação (PIPG) 2021-2024 da UFPE. O PIPG considera que o funcionamento da Pós-Graduação deve considerar os pressupostos multidimensional, interdisciplinar, transdisciplinar e a integração com a sociedade. Ainda, afirma que os cursos de Pós-Graduação devem ter autonomia, continuidade e responsabilidade social, comprometidos com a formação humana, a cultura, a inclusão, o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável. Nessas perspectivas, o PPGCB elencou os seguintes objetivos, metas e ações/iniciativas:
1) Objetivo: Incentivar discentes e docentes a ampliarem quantitativamente e qualitativamente a publicação de artigos científicos, buscando sempre o aumento da produção científica com discentes em revistas classificadas nos estratos superiores do Qualis. Meta: Ampliar gradativamente o número de artigos Qualis A com discentes em comparação com o biênio 2017-2020. Ações/Iniciativas: Implementar a disciplina obrigatória de “Redação Científica” (cumprida); Promover palestras para os discentes sobre a importância e critérios na escolha de periódicos (cumprida); Premiar os discentes com as melhores publicações a cada ano (cumprida). Resultados observados: Como sinal de resultados neste âmbito, a produção de artigos com discente/egresso como autores correspondeu a 54,3% da produção global no quadriênio 2021-2024 (um aumento de 9,1% nesse índice em relação ao quadriênio anterior).
2) Objetivo: Ampliar a internacionalização do PPGCB. Meta: Aumentar o número de discentes realizando estágios no exterior e o intercâmbio de estudantes estrangeiros. Ações/Iniciativas: Apresentar o potencial do PPGCB em órgãos institucionais de outros países (a ser executada); Apoiar e orientar discentes na submissão de candidaturas a bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (cumprida); Renovar o acordo de cotutela entre o PPGCB e a UAdeC/México (cumprida). Resultados: No quadriênio 2021-204, 11 discentes realizaram estágios no exterior em programas de Doutorado Sanduíche (um aumento de 57% em relação ao quadriênio anterior). O PPGCB recebeu 3 estudantes de Doutorado e 1 estudante de Mestrado da UAdeC através do acordo de cotutela.
3) Objetivo: Incentivar a entrada de novos docentes no PPGCB, em consonância com a meta do PIPG-UFPE de aumentar em 10% o número de docentes da instituição inseridos em Programas de Pós-Graduação. Meta: Credenciar docentes da UFPE que ainda não estejam vinculados a outros PPGs (cumprida). Ações/Iniciativas: Estabelecer critérios de priorização em chamadas de credenciamento. Resultados: Foram vinculados novos docentes com atuação exclusiva no PPGCB.
4) Objetivo/Meta: Dar suporte e incentivar os novos docentes credenciados para que possam crescer cientificamente com o apoio do PPGCB. Ação/Iniciativa: Reservar parte da verba PROEX para conceder cota extra aos docentes recém-credenciados (cumprida). Resultados: Foram reservados R$ 16.000,00 da verba anual PROEX do Programa para uso pela coordenação em apoio a novos docentes.
5) Objetivo: Aumentar a proximidade do PPGCB com o setor empresarial. Metas: Aumentar o número de projetos em desenvolvimento em parceria com empresas e/ou que visem transferência de tecnologia. Ações/Iniciativas: Participar de feiras de negócios e festivais de tecnologia e empreendedorismo (cumprida); ofertar turmas da disciplina de Empreendedorismo Socioambiental do PPGCB (cumprida); apresentar aos discentes histórias de sucesso de egressos do PPGCB no setor empresarial (cumprida). Resultados: A disciplina eletiva de Empreendedorismo Socioambiental foi oferecida 3 vezes durante o quadriênio. Experiências de sucesso entre a Pós-Graduação e o setor empresarial foram apresentadas nas três edições do Encontro do PPGCB.
6) Objetivo: Conforme diretriz do PIPG-UFPE, ampliar a participação em projetos que contemplem a inter e multidisciplinaridade, a fim de contribuir para o avanço das fronteiras da ciência e tecnologia, transferindo métodos de uma área para outra, gerando novos conhecimentos e formando profissionais de forma integradora. Meta/Ação/Iniciativa: Submeter e aprovar propostas em editais da instituição e diferentes órgãos de fomento de temática transversal/interdisciplinar (cumprida). Resultados: Em 2020, o PPGCB já começou a implementar essa estratégia ao participar do projeto “Rede Interdisciplinar para Desenvolvimento de Materiais Autodescontaminantes com Estruturas Hierárquicas Ativo-Passivas voltados ao enfrentamento à Pandemia COVID19 e outros surtos e endemias (RIMA)” aprovado no Edital nº 09/2020 da CAPES, que envolve, além do PPGCB os Programas de Pós-Graduação em Química, em Ciência de Materiais, e em Ciência da Computação da UFPE. Em 2023, foi aprovado o projeto “Cartografia social e educação ambiental como aliadas da bioprospecção sustentável na Caatinga” no Programa de Ações Estratégicas Transversais na Pós-Graduação (PAET-PG) da UFPE. O projeto, contemplado com R$ 700.000,00, envolve 5 programas de Pós-Graduação da UFPE, incluindo o PPGCB.
7) Objetivo: Implementar nova estrutura curricular do PPGCB, dentro de uma proposta que contempla a interdisciplinaridade e a urgência da sociedade na resolução de problemas. Metas/Ações/Iniciativas: Conceber, aprovar e implementar a nova estrutura curricular no início do quadriênio 2021-2024 (cumprida). Resultados: A nova estrutura curricular entrou em vigor em abril de 2022.
8) Objetivo: Incluir disciplinas transversais na estrutura curricular do PPGCB. Meta: 1. Planejar e aprovar na CPPG proposta de disciplina transversal (cumprida). Ações/Iniciativas: Selecionar possíveis PPGs parceiros para criação de disciplinas dentro das temáticas idealizadas pelo PPG; 2. Realizar reuniões com os atores envolvidos (coordenações e docentes) com apoio da ProPG. Resultados: a disciplina transversal “Cartografia social, bioprospecção e educação ambiental”, envolvendo 5 PPGs, foi implementada em 2024.2, sendo ministrada nesse mesmo semestre.
9) Objetivo: Consolidar a inserção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 nas ações e pesquisas do PPGCB. Meta: Implementar estratégias de discussão sobre os ODS nas diversas atividades do PPGCB (cumprida). Ações/Iniciativas: Incluir, como critério de avaliação nos processos seletivos, a justificativa de aderência do projeto a pelo menos 1 ODS; incluir a abordagem dos ODS no conteúdo programático de disciplinas da nova estrutura curricular; realizar eventos e ações de extensão cuja temática esteja relacionada com os ODS.
10) Objetivo: Estimular o envolvimento de discentes e docentes em ações de divulgação científica e valorização da ciência. Metas: Realizar no mínimo 5 ações de divulgação/popularização/apoio à educação básica (cumprida). Ações/Iniciativas: Criar programa de extensão do PPGCB; estabelecer parcerias permanentes com museus, institutos e organizações sociais; estabelecer parcerias com escolas do ensino básico da RMR e do interior. Resultados: o programa “Conexões PPGCB” foi criado, sendo executadas 17 ações ao longo do quadriênio. O PPGCB também faz parte, junto com outros 5 PPGs, do subprojeto “Ciência itinerante: do litoral à Caatinga”, dentro do projeto da UFPE aprovado no Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) da CAPES.
11) Objetivo/Meta: Consolidar as atribuições da Comissão de Autoavaliação (CAA), instituída no final de 2020, de forma a adotar o processo de autoavaliação contínuo objetivando o aperfeiçoamento das ações do Programa (cumprida). Ações/Iniciativas: Definir as atribuições da comissão de autoavaliação no novo regimento interno; realizar reuniões regulares entre CAA e Conselho do Programa; estabelecer papel central da CAA na avaliação das apresentações de discentes durante o evento anual promovido pelo PPGCB. Resultados: a atuação da CAA durante o quadriênio está descrita no item do menu "Autoavaliação".
12) Objetivo/Meta: Ampliar a rede de colaboração científica do PPGCB (cumprida). Ações/Iniciativas: Ampliar a concessão de auxílio a discentes para a participação em congressos e estágios (editais internos); apresentar aos discentes novos grupos de pesquisa por meio das novas disciplinas obrigatórias (seminários); convidar pesquisadores para participarem no evento anual promovido pelo PPGCB. Resultados: além dos estágios no exterior, discentes do PPGCB também realizaram parte de suas pesquisas através de estágios nas seguintes instituições: Universidade de São Paulo, Universidade Estadual da Paraíba, Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de São Paulo, Centro de Energia Nuclear na Agricultura/USP, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) e Universidade Estadual de Campinas.
STRATEGIC PLANNING 2025-2028
The strategic planning of PPGCB for the next four-year period maintains part of the goals from the previous cycle, while also including new objectives based on the results of the self-assessment process:
- Continue encouraging students and faculty to increase both the quantity and quality of scientific publications, maintaining the trend of increasing the proportion of publications involving students/alumni.
- Expand the internationalization of PPGCB.
- Continue encouraging the entry of new faculty members into PPGCB and promote the renewal of the faculty, considering the expected increase in voluntary disqualification of professors due to retirement.
- Support and encourage newly accredited faculty members so they can grow scientifically with the support of PPGCB.
- Continue to strengthen PPGCB’s relationship with the business sector.
- Increase participation in projects that involve inter- and multidisciplinary approaches.
- Include new transversal courses in PPGCB’s curriculum structure.
- Increase the involvement of students and faculty in science outreach and science appreciation activities, leveraging the project "Itinerant Science: from the coast to the Caatinga" and the program "PPGCB Connections."
- Expand PPGCB's scientific collaboration network and continue supporting student internships through PROEX funding.
- Promote closer engagement between UFPE’s Graduate Dean’s Office and PPGCB students.
- Advocate within the institution for improvements to PPGCB’s physical infrastructure.
- Provide training to faculty and students on the diversity and importance of different bibliographic and citation databases.
STRATEGIC PLANNING 2021-2024 (with achieved results)
PPGCB developed its strategic planning in line with UFPE's Institutional Graduate Plan (PIPG) 2021–2024. The PIPG considers that graduate programs should operate under multidimensional, interdisciplinary, transdisciplinary assumptions and be integrated with society. It also affirms that graduate programs should have autonomy, continuity, and social responsibility, committed to human development, culture, inclusion, social well-being, and sustainable development. Based on these perspectives, PPGCB listed the following goals, targets, and actions/initiatives:
- Goal: Encourage students and faculty to increase both the quantity and quality of scientific publications, always aiming to increase scientific output with student involvement in journals classified in the upper Qualis tiers. Target: Gradually increase the number of Qualis A articles with student participation compared to the 2017–2020 biennium. Actions/Initiatives: Implement the mandatory course “Scientific Writing” (achieved); promote lectures for students on the importance and criteria for choosing journals (achieved); award students with the best publications each year (achieved). Observed Results: As an indicator of success in this area, the share of publications with student/alumni authors reached 54.3% of total output in the 2021–2024 period (a 9.1% increase over the previous cycle).
- Goal: Expand the internationalization of PPGCB. Target: Increase the number of students undertaking internships abroad and exchange of foreign students. Actions/Initiatives: Present PPGCB’s potential to institutional bodies in other countries (to be implemented); support and guide students in applying for Sandwich Doctorate scholarships abroad (achieved); renew the co-tutelle agreement between PPGCB and UAdeC/Mexico (achieved). Results: In the 2021–2024 period, 11 students completed international internships through Sandwich Doctorate programs (a 57% increase compared to the previous cycle). PPGCB received 3 PhD students and 1 Master's student from UAdeC under the co-tutelle agreement.
- Goal: Encourage the admission of new faculty to PPGCB, in line with the PIPG-UFPE goal of increasing by 10% the number of faculty involved in Graduate Programs. Target: Accredit UFPE faculty not yet affiliated with any Graduate Programs (achieved). Actions/Initiatives: Establish prioritization criteria in accreditation calls. Results: New faculty members were admitted, with exclusive roles within PPGCB.
- Goal/Target: Support and encourage newly accredited faculty members so they can grow scientifically with the help of PPGCB. Action/Initiative: Reserve part of the PROEX budget to grant additional funds to newly accredited faculty (achieved). Results: R$16,000.00 of the annual PROEX budget was reserved for the program coordination to support new faculty members.
- Goal: Increase PPGCB's engagement with the business sector. Targets: Increase the number of projects developed in partnership with companies and/or focused on technology transfer. Actions/Initiatives: Participate in business fairs and technology and entrepreneurship festivals (achieved); offer courses in “Socio-Environmental Entrepreneurship” (achieved); present successful alumni stories from the business sector (achieved). Results: The elective course on Socio-Environmental Entrepreneurship was offered 3 times during the period. Success stories were shared during the three editions of the PPGCB Meeting.
- Goal: In line with PIPG-UFPE guidelines, increase participation in projects involving inter- and multidisciplinary approaches to advance scientific and technological boundaries by transferring methods between areas, generating new knowledge, and fostering integrative training. Target/Action/Initiative: Submit and approve proposals in institutional and external calls for interdisciplinary projects (achieved). Results: In 2020, PPGCB began implementing this strategy by participating in the project “Interdisciplinary Network for the Development of Self-Decontaminating Materials with Hierarchical Active-Passive Structures to Combat COVID-19 and Other Outbreaks and Endemics (RIMA),” approved in CAPES Call No. 09/2020. The project involved PPGCB and other UFPE graduate programs in Chemistry, Materials Science, and Computer Science. In 2023, the project “Social Cartography and Environmental Education as Allies for Sustainable Bioprospecting in the Caatinga” was approved under UFPE’s PAET-PG, receiving R$700,000.00 and involving five graduate programs, including PPGCB.
- Goal: Implement a new PPGCB curriculum structure, based on an interdisciplinary approach and aimed at solving societal issues. Target/Actions/Initiatives: Design, approve, and implement the new curriculum at the start of the 2021–2024 period (achieved). Results: The new curriculum came into effect in April 2022.
- Goal: Include transversal subjects in PPGCB’s curriculum. Target: 1. Plan and approve a transversal subject proposal in the CPPG (achieved). Actions/Initiatives: Select potential partner graduate programs for joint subject creation; 2. Hold meetings with stakeholders (coordinators and faculty), supported by the Graduate Dean’s Office. Results: The transversal course “Social Cartography, Bioprospecting, and Environmental Education,” involving five graduate programs, was implemented in the second semester of 2024.
- Goal: Consolidate the integration of the Sustainable Development Goals (SDGs) of the 2030 Agenda in PPGCB’s activities and research. Target: Implement strategies to discuss SDGs in various PPGCB activities (achieved). Actions/Initiatives: Include SDG alignment as a selection criterion in application processes; incorporate SDGs into course syllabi; organize events and outreach actions related to the SDGs.
- Goal: Encourage the involvement of students and faculty in science outreach and science appreciation. Target: Conduct at least 5 actions of outreach/popularization/support for basic education (achieved). Actions/Initiatives: Create a PPGCB extension program; establish ongoing partnerships with museums, institutes, and social organizations; partner with basic education schools in the metropolitan region and countryside. Results: The “PPGCB Connections” program was created, carrying out 17 actions during the cycle. PPGCB is also part of the project “Itinerant Science: from the coast to the Caatinga” with five other graduate programs, under the UFPE project approved in the CAPES PROEXT-PG Program.
- Goal/Target: Consolidate the responsibilities of the Self-Assessment Commission (CAA), established at the end of 2020, to implement a continuous self-assessment process aimed at improving the program's actions (achieved). Actions/Initiatives: Define CAA's responsibilities in the new internal regulations; hold regular meetings between CAA and the Program Council; give CAA a central role in evaluating student presentations during the annual PPGCB event. Results: The CAA’s work during the cycle is described in item "Autoavaliação" of the site menu.
- Goal/Target: Expand PPGCB’s scientific collaboration network (achieved). Actions/Initiatives: Increase support to students for participation in conferences and internships (internal calls); introduce students to new research groups through mandatory seminar courses; invite researchers to the annual PPGCB event. Results: In addition to international internships, PPGCB students conducted part of their research at the following institutions: University of São Paulo, State University of Paraíba, National Center for Research in Energy and Materials, Federal University of Rio Grande do Sul, Federal University of Viçosa, Federal University of São Paulo, Nuclear Energy Center in Agriculture/USP, Carlos Chagas Filho Biophysics Institute (UFRJ), and University of Campinas.
PLANIFICACIÓN ESTRATÉGICA 2025-2028
La planificación estratégica del PPGCB para el próximo cuatrienio mantiene parte de los objetivos del cuatrienio anterior, así como incluye nuevas metas basadas en los resultados del proceso de autoevaluación:
- Continuar incentivando a los estudiantes y docentes a ampliar cuantitativa y cualitativamente la publicación de artículos científicos, manteniendo la tendencia de aumento en la proporción de publicaciones con estudiantes/egresados.
- Ampliar la internacionalización del PPGCB.
- Continuar incentivando la incorporación de nuevos docentes al PPGCB y promover la renovación del cuerpo docente, considerando la previsión de un aumento en las desvinculaciones voluntarias debido a jubilaciones.
- Brindar apoyo e incentivo a los nuevos docentes acreditados para que puedan desarrollarse científicamente con el apoyo del PPGCB.
- Continuar ampliando la cercanía del PPGCB con el sector empresarial.
- Ampliar la participación en proyectos que contemplen la inter y multidisciplinariedad.
- Incluir nuevas asignaturas transversales en la estructura curricular del PPGCB.
- Ampliar la participación de estudiantes y docentes en acciones de divulgación científica y valorización de la ciencia, aprovechando el proyecto “Ciencia itinerante: del litoral al Sertón” y el programa “Conexiones PPGCB”.
- Ampliar la red de colaboración científica del PPGCB, continuar apoyando la realización de pasantías por parte de los estudiantes a través de fondos PROEX.
- Promover una mayor aproximación entre la Pró-Reitoría de Posgrado de la UFPE y los estudiantes del PPGCB.
- Realizar gestiones junto a la institución para mejorar las instalaciones físicas del PPGCB.
- Promover la capacitación de docentes y estudiantes sobre la diversidad e importancia de las diferentes bases de datos bibliográficas y de citaciones.
PLANIFICACIÓN ESTRATÉGICA 2021-2024 (con resultados alcanzados)
El PPGCB desarrolló su planificación estratégica en consonancia con el Plan Institucional de Posgrado (PIPG) 2021-2024 de la UFPE. El PIPG considera que el funcionamiento del Posgrado debe basarse en los supuestos multidimensional, interdisciplinar, transdisciplinar y en la integración con la sociedad. Además, afirma que los cursos de Posgrado deben tener autonomía, continuidad y responsabilidad social, comprometidos con la formación humana, la cultura, la inclusión, el bienestar social y el desarrollo sostenible. Desde estas perspectivas, el PPGCB estableció los siguientes objetivos, metas y acciones/iniciativas:
- Objetivo: Incentivar a estudiantes y docentes a ampliar cuantitativa y cualitativamente la publicación de artículos científicos, buscando siempre aumentar la producción científica con participación estudiantil en revistas clasificadas en los estratos superiores del Qualis. Meta: Aumentar gradualmente el número de artículos Qualis A con estudiantes en comparación con el bienio 2017-2020. Acciones/Iniciativas: Implementar la asignatura obligatoria “Redacción Científica” (cumplida); promover conferencias para estudiantes sobre la importancia y los criterios para la elección de revistas (cumplida); premiar a los estudiantes con las mejores publicaciones cada año (cumplida).
Resultados observados: Como señal de los resultados en este ámbito, la producción de artículos con autoría de estudiantes/egresados correspondió al 54,3% de la producción global en el cuatrienio 2021-2024 (un aumento del 9,1% en comparación con el cuatrienio anterior). - Objetivo: Ampliar la internacionalización del PPGCB. Meta: Aumentar el número de estudiantes realizando pasantías en el exterior y el intercambio de estudiantes extranjeros.
Acciones/Iniciativas: Presentar el potencial del PPGCB en organismos institucionales de otros países (a ejecutar); apoyar y orientar a los estudiantes en la postulación a becas de Doctorado Sandwich en el extranjero (cumplida); renovar el acuerdo de cotutela entre el PPGCB y la UAdeC/México (cumplida). Resultados: En el cuatrienio 2021-2024, 11 estudiantes realizaron pasantías en el exterior en programas de Doctorado Sandwich (un aumento del 57% con respecto al cuatrienio anterior). El PPGCB recibió a 3 estudiantes de Doctorado y 1 estudiante de Maestría de la UAdeC a través del acuerdo de cotutela. - Objetivo: Incentivar la incorporación de nuevos docentes al PPGCB, en consonancia con la meta del PIPG-UFPE de aumentar en un 10% el número de docentes de la institución vinculados a Programas de Posgrado.Meta: Acreditar a docentes de la UFPE que aún no estén vinculados a otros programas de posgrado (cumplida). Acciones/Iniciativas: Establecer criterios de priorización en las convocatorias de acreditación.
Resultados: Se incorporaron nuevos docentes con actuación exclusiva en el PPGCB. - Objetivo/Meta: Brindar apoyo e incentivo a los nuevos docentes acreditados para que puedan desarrollarse científicamente con el apoyo del PPGCB. Acción/Iniciativa: Reservar parte del presupuesto PROEX para otorgar cuotas adicionales a los docentes recién acreditados (cumplida). Resultados: Se reservaron R$ 16.000,00 del presupuesto anual PROEX del Programa para uso de la coordinación en apoyo a nuevos docentes.
- Objetivo: Aumentar la proximidad del PPGCB con el sector empresarial. Metas: Aumentar el número de proyectos en desarrollo en asociación con empresas y/o que busquen la transferencia de tecnología. Acciones/Iniciativas: Participar en ferias de negocios y festivales de tecnología y emprendimiento (cumplida); ofrecer clases de la asignatura de Emprendimiento Socioambiental del PPGCB (cumplida); presentar a los estudiantes casos de éxito de egresados del PPGCB en el sector empresarial (cumplida).
Resultados: La asignatura optativa de Emprendimiento Socioambiental fue ofrecida 3 veces durante el cuatrienio. Se presentaron experiencias exitosas entre el Posgrado y el sector empresarial en las tres ediciones del Encuentro del PPGCB. - Objetivo: Según la directriz del PIPG-UFPE, ampliar la participación en proyectos que contemplen la inter y multidisciplinariedad, con el fin de contribuir al avance de las fronteras de la ciencia y la tecnología, transfiriendo métodos de un área a otra, generando nuevos conocimientos y formando profesionales de forma integradora. Meta/Acción/Iniciativa: Presentar y aprobar propuestas en convocatorias de la institución y diferentes órganos de fomento con temática transversal/interdisciplinaria (cumplida). Resultados: En 2020, el PPGCB ya comenzó a implementar esta estrategia al participar del proyecto “Red Interdisciplinaria para el Desarrollo de Materiales Autodescontaminantes con Estructuras Jerárquicas Activo-Pasivas orientadas al enfrentamiento de la pandemia de COVID-19 y otros brotes y endemias (RIMA)” aprobado en la Convocatoria Nº 09/2020 de CAPES, que involucra, además del PPGCB, a los Programas de Posgrado en Química, Ciencia de los Materiales y Ciencia de la Computación de la UFPE. En 2023 fue aprobado el proyecto “Cartografía social y educación ambiental como aliadas de la bioprospección sostenible en el Sertón”, en el marco del Programa de Acciones Estratégicas Transversales en el Posgrado (PAET-PG) de la UFPE. El proyecto, beneficiado con R$ 700.000,00, involucra a cinco programas de Posgrado de la UFPE, incluido el PPGCB.
- Objetivo: Implementar una nueva estructura curricular del PPGCB, dentro de una propuesta que contemple la interdisciplinariedad y la urgencia de la sociedad en la resolución de problemas. Metas/Acciones/Iniciativas: Diseñar, aprobar e implementar la nueva estructura curricular al inicio del cuatrienio 2021-2024 (cumplida).
Resultados: La nueva estructura curricular entró en vigor en abril de 2022. - Objetivo: Incluir asignaturas transversales en la estructura curricular del PPGCB.
Meta: 1. Planificar y aprobar en la CPPG la propuesta de asignatura transversal (cumplida). Acciones/Iniciativas: Seleccionar posibles programas socios para la creación de asignaturas dentro de las temáticas ideadas por el PPG; 2. Realizar reuniones con los actores involucrados (coordinaciones y docentes) con apoyo de la ProPG.
Resultados: La asignatura transversal “Cartografía social, bioprospección y educación ambiental”, que involucra a 5 programas de posgrado, fue implementada en el semestre 2024.2, siendo impartida en ese mismo período. - Objetivo: Consolidar la inserción de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) de la Agenda 2030 en las acciones e investigaciones del PPGCB. Meta: Implementar estrategias para discutir los ODS en las diversas actividades del PPGCB (cumplida). Acciones/Iniciativas: Incluir, como criterio de evaluación en los procesos selectivos, la justificación de la adherencia del proyecto a al menos un ODS; incluir el abordaje de los ODS en el contenido programático de asignaturas de la nueva estructura curricular; realizar eventos y acciones de extensión cuya temática esté relacionada con los ODS.
- Objetivo: Estimular la participación de estudiantes y docentes en acciones de divulgación científica y valorización de la ciencia. Metas: Realizar al menos 5 acciones de divulgación/popularización/apoyo a la educación básica (cumplida).
Acciones/Iniciativas: Crear un programa de extensión del PPGCB; establecer asociaciones permanentes con museos, institutos y organizaciones sociales; establecer alianzas con escuelas de educación básica de la RMR y del interior.
Resultados: Se creó el programa “Conexiones PPGCB”, ejecutándose 17 acciones a lo largo del cuatrienio. El PPGCB también forma parte, junto con otros 5 programas de posgrado, del subproyecto “Ciencia itinerante: del litoral al Sertón”, dentro del proyecto de la UFPE aprobado en el Programa de Extensión de la Educación Superior en Posgrado (PROEXT-PG) de CAPES. - Objetivo/Meta: Consolidar las atribuciones de la Comisión de Autoevaluación (CAA), instituida a finales de 2020, para adoptar el proceso de autoevaluación continua con el fin de mejorar las acciones del Programa (cumplida). Acciones/Iniciativas: Definir las atribuciones de la comisión de autoevaluación en el nuevo reglamento interno; realizar reuniones regulares entre la CAA y el Consejo del Programa; establecer un papel central de la CAA en la evaluación de las presentaciones de estudiantes durante el evento anual promovido por el PPGCB. Resultados: La actuación de la CAA durante el cuatrienio está descrita en el ítem “Autoavaliação” del menu de la página.
- Objetivo/Meta: Ampliar la red de colaboración científica del PPGCB (cumplida).
Acciones/Iniciativas: Ampliar la concesión de ayudas para estudiantes para participación en congresos y pasantías (convocatorias internas); presentar a los estudiantes nuevos grupos de investigación a través de las nuevas asignaturas obligatorias (seminarios); invitar a investigadores para participar en el evento anual promovido por el PPGCB. Resultados: Además de las pasantías en el extranjero, estudiantes del PPGCB también realizaron parte de sus investigaciones mediante pasantías en las siguientes instituciones: Universidad de São Paulo, Universidad Estatal de Paraíba, Centro Nacional de Investigación en Energía y Materiales, Universidad Federal de Río Grande del Sur, Universidad Federal de Viçosa, Universidad Federal de São Paulo, Centro de Energía Nuclear en la Agricultura/USP, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) y Universidad Estatal de Campinas.
Resultados da Autoavaliação 2021-2024
Resultados da Autoavaliação 2021-2024
Confira aqui os resultados brutos do formulário de autoavaliação 2021-2024 para:
RELATÓRIO DA COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO
Com relação às atividades de rotina da Comissão de Autoavaliação durante o quadriênio 2021-2024, tivemos: condução dos processos de credenciamento e recredenciamento de docentes; definição da comissão de avaliadores dos trabalhos apresentados pelos discentes durante os I, II e III Encontro do PPGCB; aplicação e análise de formulários de autoavaliação destinado a docentes, discentes e egressos; definição e acompanhamento do cumprimento das metas do planejamento estratégico.
Nos processos de recredenciamento de docentes realizados em 2021 e 2023, a CAA realizou inicialmente a avaliação dos critérios definidos em instrução normativa pela ProPG e, em seguida, a análise comparativa dos indicadores selecionados para avaliação (classificação da produção intelectual conforme a Plataforma Stela Experta e definição interna de pontuações para produtos técnico-tecnológicos). Já para os processos de credenciamento, realizados em 2022 e 2024, a CAA redigiu as chamadas, publicamente disponibilizadas no site do Programa, contendo os critérios recomendados em instrução normativa pela ProPG, bem como critérios estabelecidos pela própria comissão. Em seguida, a comissão realizou a análise das propostas e emitiu o parecer para apreciação pelo Colegiado.
Durante as três edições do Encontro do PPGCB realizadas no quadriênio 2021-2024, todos os discentes ativos apresentaram oralmente seus trabalhos em andamento para comissões compostas por três especialistas. Para tanto, a CAA dividiu os discentes por área de concentração, alocou os seus membros docentes dentro das comissões e prospectou pesquisadores externos ao PPGCB para completar a composição das comissões. Foram necessárias, em média, 8 comissões (24 avaliadores) para realizar o trabalho de avaliação de cerca de 130 discentes por evento. A ficha de avaliação inclui os seguintes critérios: 1) qualidade da apresentação (organização dos slides, tabelas, figura, outros); 2) Qualidade dos dados apresentados e potencial de geração de produtos finais, como: artigos em periódicos Qualis A1-A4, patentes de invenção ou modelos de utilidade, tecnologias não-patenteáveis, softwares/aplicativos e outros; 3) Compatibilidade dos resultados com o nível do curso (Mestrado/Doutorado); 4) Demonstração de capacidade de avaliar dados e tomar decisões fundamentadas em evidências científicas e demonstração de conhecimento sobre as etapas metodológicas da pesquisa. Para cada um desses critérios, os avaliadores atribuíram nota de 0 a 10,0, na seguinte escala: Fraco = 0,0 a 4,9; Regular = 5,0 a 6,9; Bom = 7,0 a 7,9; Muito Bom: 8,0 a 8,9; Excelente: 9,0 a 10,0. Além desses critérios, foi solicitado aos avaliadores que indicassem se o projeto teria potencial para geração de produtos técnicos-tecnológicos; se há possibilidade de transferência de tecnologia para empresas; e se o discente fez uma boa apresentação do impacto social do seu projeto. Para esses itens, o avaliador deveria marcar “Sim” ou “Não”. Os resultados decorrentes das três edições do evento revelaram, em média, desempenho “Excelente” pelos alunos (média das notas de 9,00, 9,01 e 9,04 para I, II e III Encontro do PPGCB, respectivamente). Os avaliadores consideraram que: em média, 43,4% dos projetos tem potencial para geração de produtos técnicos-tecnológicos, em sua maioria (83,5%) a longo prazo; 31,2% tem possibilidade de transferência de tecnologia para empresas; e 85,4% dos discentes fizeram uma boa apresentação do impacto social do projeto.
Formulário de autoavaliação foi enviado, no final do quadriênio, para discentes e egressos do PPGCB, totalizando 87 respostas. As respostas foram registradas anonimamente. O formulário inclui as perguntas sugeridas pela Coordenação da Área de Ciências Biológicas I, bem como as perguntas incluídas pela coordenação. Os dados revelaram que discentes e egressos mantêm seus dados atualizados majoritariamente na Plataforma Lattes, porém, interessantemente, quase a metade relatou atualizar os dados na base ORCID. Discentes e egressos consideram, majoritariamente, a infraestrutura de laboratórios entre satisfatória e razoável e consideram excelente a organização administrativa, a gestão financeira e gestão das cotas de bolsas. Os dados revelam que eles valorizam em primeiro lugar as publicações científicas como produtos do PPG e consideram Fator de Impacto, Cite Score e Qualis para a escolha de periódicos para submissão. A maioria considera que o PPGCB tem abrangência internacional. Também foram avaliados majoritariamente como excelente pelos discentes e egressos: modelo de tese/dissertação, estrutura curricular, evento anual, processo seletivo e atuação da coordenação. Já as instalações físicas e a atuação da pró-reitoria foram consideradas majoritariamente como satisfatórias. Os resultados específicos para cada pergunta estão descritos a seguir:
1) Em quais das plataformas abaixo mantém atualizado seus dados de produção científica? (não considerar Scopus, Web of Science e Google Acadêmico) - Plataforma Lattes 100%; ORCID 43,7%; Researchgate 2,2%.
2) Qual posição na ordem de autoria (primeiro ou último autor, colaborador) você considera mais relevante para a produção acadêmica dos docentes do PPGCB? - Primeiro autor 33,3%; Colaborador 6,9%; Último autor 59,8%.
3) Você acredita que os laboratórios de pesquisa usados pelos integrantes do PPGCB estão devidamente equipados? - Satisfatório 44,8%; Razoável 32,2%; Excelente 16,1%; Fraco 6,9%.
4) Como você considera a estrutura administrativa do PPGCB (coordenação, colegiado, conselho, comissão de autoavaliação e secretaria)? - Excelente 79,3%; Satisfatório 16,1%; Razoável 4,6%.
5) Qual sua opinião sobre a gestão financeira dos recursos da PPG (transparência e aplicação)? - Excelente 66,7%; Satisfatório 24,1%; Razoável 6,9%; Fraco 2,3%.
6) Qual sua opinião sobre o processo de distribuição de bolsas do Programa? - Excelente 65,5%; Satisfatório 28,7%; Razoável 3,4%; Fraco 2,3%.
7) Na sua opinião, qual dos produtos abaixo É O MAIS importante para avaliar a qualidade do PPGCB? - Publicações científicas 82,8%; Oferta de disciplinas 10,3%; Produtos técnicos-tecnológicos 10,3%; Organização de eventos científicos 0,0%.
8) Na sua opinião, qual dos produtos abaixo É O SEGUNDO MAIS importante para avaliar a qualidade do PPGCB? - Produtos técnicos-tecnológicos 54%; Oferta de disciplinas 19,5%; Publicações científicas 12,6%; Organização de eventos científicos 13,8%.
9) Segundo sua opinião, que característica de publicações científicas MELHOR DEFINE a qualidade desta - Fator de impacto (JCR) ou Citescore da revista 50,6%; Qualis da CAPES (percentil de citação da revista na área) 35,6%; Número de citações específicas do artigo científico 12,6%; Apenas o número de publicações 1,1%.
10) Segundo sua opinião, qual seria a SEGUNDA característica de publicações científicas QUE MELHOR DEFINE a qualidade desta - Qualis da CAPES (percentil de citação da revista na área) 36,8%; Fator de impacto (JCR) ou Citescore da revista 31%; Número de citações específicas do artigo científico 31%; Apenas o número de publicações 1,1%.
11) Em relação a abrangência do PPGCB, você acredita que tem um perfil - Internacional 47,1%; Nacional, mas devemos buscar a internacionalização 46%; Regional, mas devemos buscar uma relevância Nacional) 4,6%; Nacional 2,3%; Regional 0,0%.
12) Você considera a produção acadêmica, orientação acadêmica e oferta de disciplinas homogeneamente distribuída entre nossos docentes? - Excelente 33,3%; Satisfatório 35,6%; Razoável 27,6%; Fraco 3,4%.
13) Você considera o ambiente entre os diferentes profissionais (docentes e técnicos de laboratório ou administrativos) e discentes do PPG como - Excelente 42,5%; Satisfatório 43,7%; Razoável 10,3%; Fraco 2,3%; Muito deficiente 1,1%.
14) Como você considera o modelo de dissertações e teses utilizado pelo PPGCB? - Excelente 59,8%; Satisfatório 34,5%; Razoável 5,7%.
15) Como você considera a estrutura curricular atual do PPGCB? - Excelente 47,1%; Satisfatório 35,6%; Razoável 16,1%; Fraco 1,1%.
16) Como você considera as instalações físicas do PPGCB? - Satisfatório 54%; Excelente 25,3%; Razoável 17,2%; Fraco 1,1%; Muito deficiente 2,3%.
17) Como você avalia o evento anual promovido pelo PPGCB? - Excelente 46%; Satisfatório 43,7%; Razoável 9,2%; Fraco 1,1%.
18) Como você considera a atuação da coordenação do PPGCB? - Excelente 90,8%; Satisfatório 9,2%.
19) Como você considera a atuação da Pró-reitoria de Pós-Graduação? - Excelente 40,2%; Satisfatório 40,2%; Razoável 17,2%; Fraco 2,3%
20) Como você considera a inserção social do PPGCB? - Excelente 59,8%; Satisfatório 31%; Razoável 6,9%; Fraco 1,1%; Muito deficiente 1,1%.
21) Como você considera o processo seletivo para ingresso no PPGCB? - Excelente 63,2%; Satisfatório 27,6%; Razoável 8%; Fraco 1,1%.
22) Como você considera a qualidade das dissertações e teses defendidas pelo PPGCB? - Excelente 65,5%; Satisfatório 27,6%; Razoável 5,7%; Fraco 1,1%.
Também foi enviado formulário de autoavaliação para os docentes do PPGCB, totalizando 29 respostas. As respostas também foram registradas anonimamente. O formulário inclui as perguntas sugeridas pela Coordenação da Área de Ciências Biológicas I, bem como as perguntas incluídas pela coordenação. Os dados revelaram que os docentes mantêm seus dados atualizados majoritariamente na Plataforma Lattes e que uma parte (36,8%) ainda não tem o hábito de atualizar os dados na base ORCID. Os docentes consideram, majoritariamente, a infraestrutura de laboratórios satisfatória e consideram excelente a organização administrativa, a gestão financeira e gestão das cotas de bolsas. Os dados revelam que eles valorizam em primeiro lugar as publicações científicas e em segundo lugar os produtos técnicos/tecnológicos como produtos do PPG e consideram Fator de Impacto, Cite Score e Qualis para a escolha de periódicos para submissão. A maioria considera que o PPGCB tem abrangência internacional. Também foram avaliados majoritariamente como excelente pelos docentes: modelo de tese/dissertação, estrutura curricular, evento anual e atuação da coordenação e da pró-reitoria. Já as instalações físicas foram consideradas majoritariamente como satisfatórias. Houve equivalência entre excelente e satisfatório quando os docentes foram questionados sobre o processo seletivo e a qualidade das teses/dissertações. Os resultados específicos para cada pergunta estão descritos a seguir:
1) Em quais das plataformas abaixo mantém atualizado seus dados de produção científica? (não considerar Scopus, Web of Science e Google Acadêmico) - Plataforma Lattes 100%; ORCID 63,2%; Researchgate 10,6%, LinkedIn 5,3%.
2) Como você considera a distribuição da produção acadêmica atual do PPGCB entre os docentes? - Excelente 26,3%; Satisfatório 68,4%; Fraco 5,3%
3) Qual posição na ordem de autoria (primeiro ou último autor, colaborador) você considera mais relevante para a produção acadêmica dos docentes do PPGCB? - Primeiro autor 5,3%; Último autor 94,7%.
4) Você acredita que os laboratórios de pesquisa usados pelos integrantes do PPGCB estão devidamente equipados? - Satisfatório 73,7%; Razoável 15,8%; Excelente 10,5%.
5) Como você considera a estrutura administrativa do PPGCB (coordenação, colegiado, conselho, comissão de autoavaliação e secretaria)? - Excelente 84,2%; Satisfatório 15,8%.
6) Qual sua opinião sobre a gestão financeira dos recursos da PPG (transparência e aplicação)? - Excelente 78,9%; Satisfatório 21,1%.
7) Qual sua opinião sobre o processo de distribuição de bolsas do Programa? - Excelente 73,7%; Satisfatório 21,1%; Razoável 5,3%.
8) Na sua opinião, qual dos produtos abaixo É O MAIS importante para avaliar a qualidade do PPGCB? - Publicações científicas 94,7%; Produtos técnicos-tecnológicos 5,3%.
9) Na sua opinião, qual dos produtos abaixo É O SEGUNDO MAIS importante para avaliar a qualidade do PPGCB? - Produtos técnicos-tecnológicos 63,2%; Oferta de disciplinas 21,1%; Publicações científicas 10,5%; Organização de eventos científicos 5,3%.
10) Como está a produção acadêmica atual do PPGCB distribuída entre nossos discentes e egressos? - Satisfatório 68,4%; Excelente 21,1%; Razoável 10,5%.
11) Segundo sua opinião, que característica de publicações científicas MELHOR DEFINE a qualidade desta - Fator de impacto (JCR) ou Citescore da revista 57,9%; Qualis da CAPES (percentil de citação da revista na área) 26,3%; Número de citações específicas do artigo científico 15,8%.
12) Segundo sua opinião, qual seria a SEGUNDA característica de publicações científicas QUE MELHOR DEFINE a qualidade desta - Número de citações específicas do artigo científico 47,4%; Qualis da CAPES (percentil de citação da revista na área) 26,3%; Fator de impacto (JCR) ou Citescore da revista 26,3%.
13) Em relação a abrangência do PPGCB, você acredita que tem um perfil - Internacional 63,2%; Nacional, mas devemos buscar a internacionalização 36,8%.
14) Você considera a produção acadêmica, orientação acadêmica e oferta de disciplinas homogeneamente distribuída entre nossos docentes? - Excelente 15,8%; Satisfatório 57,9%; Razoável 21,1%; Fraco 5,3%.
15) Você considera o ambiente entre os diferentes profissionais (docentes e técnicos de laboratório ou administrativos) e discentes do PPG como - Excelente 42,1%; Satisfatório 52,6%; Razoável 5,3%.
16) Como você considera o modelo de dissertações e teses utilizado pelo PPGCB? - Excelente 57,9%; Satisfatório 36,8%; Razoável 5,3%.
17) Como você considera a estrutura curricular atual do PPGCB? - Excelente 73,7%; Satisfatório 26,3%.
18) Como você considera as instalações físicas do PPGCB? - Satisfatório 52,6%; Excelente 10,5%; Razoável 36,8%.
19) Como você avalia o evento anual promovido pelo PPGCB? - Excelente 73,7%; Satisfatório 15,8%; Razoável 10,5%.
20) Como você considera a atuação da coordenação do PPGCB? - Excelente 94,7%; Satisfatório 5,3%.
21) Como você considera a atuação da Pró-reitoria de Pós-Graduação? - Excelente 47,4%; Satisfatório 52,6%.
22) Como você considera a inserção social do PPGCB? - Excelente 57,9%; Satisfatório 36,8%; Razoável 5,3%.
23) Como você considera o processo seletivo para ingresso no PPGCB? - Excelente 47,4%; Satisfatório 42,1%; Razoável 10,5%.
24) Como você considera a qualidade das dissertações e teses defendidas pelo PPGCB? - Excelente 47,4%; Satisfatório 47,4%; Razoável 5,3%.
RAW RESULTS FROM THE SELF-ASSESSMENT FORM 2021–2024 FOR:
SELF-ASSESSMENT COMMISSION REPORT
Regarding routine activities of the Self-Assessment Commission over the 2021–2024 four-year period, we conducted the credentialing and recredentialing processes for faculty; appointed the evaluating commission for student presentations during the I, II, and III PPGCB Meetings; administered and analyzed self-assessment surveys for faculty, students, and alumni; and defined and monitored the execution of strategic planning goals.
In the faculty recredentialing processes carried out in 2021 and 2023, the Commission initially assessed the criteria established in the ProPG normative instruction, followed by a comparative analysis of selected evaluation indicators (classification of intellectual production according to the Stela Experta Platform and internally defined scoring for technical-technological outputs). For the credentialing processes, held in 2022 and 2024, the Commission prepared the announcements—publicly available on the Program’s website—that included criteria recommended by the ProPG normative instruction, as well as criteria defined by the Commission itself. Subsequently, the Commission reviewed the proposals and issued recommendations for approval by the Collegiate.
During the three editions of the PPGCB Meeting held between 2021 and 2024, all active students orally presented their ongoing research work to panels comprised of three experts. To facilitate this, the Commission grouped students by area of concentration, assigned faculty members to the panels, and recruited external researchers to complete panel representation. On average, eight panels (24 evaluators) were required to assess approximately 130 students per event. Evaluation forms included the following criteria: 1. Presentation quality (organization of slides, tables, figures, etc.); 2. Quality of data and potential for final outputs, such as articles in Qualis A1–A4 journals, invention patents or utility models, non-patentable technologies, software/applications, etc. 3. Compatibility of results with the degree level (Master’s/Doctorate). 4. Demonstration of ability to evaluate data and make evidence-based decisions, as well as understanding of research methodology stages. Each criterion was rated from 0 to 10.0 on the following scale: Poor = 0.0–4.9. Fair = 5.0–6.9, Good = 7.0–7.9, Very Good = 8.0–8.9, Excellent = 9.0–10.0. In addition, evaluators indicated Yes or No regarding the project’s potential for generating technical-technological outcomes, the possibility of technology transfer to companies, and whether the student effectively presented the social impact of the project.
Results from the three meeting editions revealed an Average “Excellent” student performance, with mean scores of 9.00, 9.01, and 9.04 for the I, II, and III meetings, respectively. Evaluators judged that, on average, 43.4% of projects had potential for generating technical-technological outputs—most of which (83.5%) in the long term—31.2% had the possibility of technology transfer to firms, and 85.4% of students delivered an effective presentation of the project's social impact.
The self-assessment survey was sent at the end of the four-year period to students and alumni of PPGCB, yielding 87 anonymous responses. The questionnaire included items recommended by the Coordination of the Biological Sciences I area, as well as additional questions inserted by the program’s coordination. Findings showed that students and alumni predominantly keep their academic productivity data updated in Plataforma Lattes, yet nearly half also update their records in ORCID. They rated lab infrastructure as between satisfactory and fair, whereas administrative organization, financial management, and management of scholarship quotas were rated excellent. Scientific publications were prioritized above all as PPG products, and respondents consider Impact Factor, CiteScore, and Qualis when choosing journals for submission. Most believe the PPGCB has international reach. The thesis/dissertation model, curriculum structure, annual event, selection process, and coordination performance were also rated mostly excellent. Physical facilities and the role of the pro-rectorate received satisfactory ratings. Detailed results:
- Platforms for updating scientific productivity (excluding Scopus, Web of Science, Google Scholar): Lattes Platform 100%; ORCID 43.7%; ResearchGate 2.2%.
- Most relevant authorship position for faculty productivity: First author 33.3%; Collaborator 6.9%; Last author 59.8%.
- Lab equipment adequacy: Satisfactory 44.8%; Fair 32.2%; Excellent 16.1%; Poor 6.9%.
- Administrative structure: Excellent 79.3%; Satisfactory 16.1%; Fair 4.6%.
- Financial management transparency and application: Excellent 66.7%; Satisfactory 24.1%; Fair 6.9%; Poor 2.3%.
- Scholarship distribution: Excellent 65.5%; Satisfactory 28.7%; Fair 3.4%; Poor 2.3%.
- Most important PPGCB quality indicator: Scientific publications 82.8%; Course offerings 10.3%; Technical-technological outputs 10.3%; Scientific event organization 0.0%.
- Second most important indicator: Technical-technological outputs 54%; Course offerings 19.5%; Scientific publications 12.6%; Event organization 13.8%.
- Top publications quality defining feature: Journal Impact Factor/CiteScore 50.6%; Qualis (CAPES journal percentile) 35.6%; Article-specific citations 12.6%; Number of publications 1.1%.
- Second top feature: Qualis (CAPES percentile) 36.8%; Journal Impact Factor/CiteScore 31%; Article citations 31%; Number of publications 1.1%.
- PPGCB scope: International 47.1%; National (with pursuit of internationalization) 46%; Regional (seeking national relevance) 4.6%; National 2.3%; Regional only 0.0%.
- Equitable academic productivity, advising, and course offerings among faculty: Excellent 33.3%; Satisfactory 35.6%; Fair 27.6%; Poor 3.4%.
- Interpersonal environment (faculty, staff, students): Excellent 42.5%; Satisfactory 43.7%; Fair 10.3%; Poor 2.3%; Very deficient 1.1%.
- Thesis/dissertation model: Excellent 59.8%; Satisfactory 34.5%; Fair 5.7%.
- Curricular structure: Excellent 47.1%; Satisfactory 35.6%; Fair 16.1%; Poor 1.1%.
- Physical facilities: Satisfactory 54%; Excellent 25.3%; Fair 17.2%; Poor 1.1%; Very deficient 2.3%.
- Annual event: Excellent 46%; Satisfactory 43.7%; Fair 9.2%; Poor 1.1%.
- Coordination performance: Excellent 90.8%; Satisfactory 9.2%.
- Pro-rectorate performance: Excellent 40.2%; Satisfactory 40.2%; Fair 17.2%; Poor 2.3%.
- Social impact engagement of PPGCB: Excellent 59.8%; Satisfactory 31%; Fair 6.9%; Poor 1.1%; Very deficient 1.1%.
- Selection process for program entry: Excellent 63.2%; Satisfactory 27.6%; Fair 8%; Poor 1.1%.
- Quality of theses/dissertations: Excellent 65.5%; Satisfactory 27.6%; Fair 5.7%; Poor 1.1%.
A similar self-assessment survey was administered to PPGCB faculty at the end of the four years, receiving 29 anonymous responses. Questions aligned with those suggested by the Biological Sciences I Coordination and additional coordination-generated questions. Results show that faculty also keep their academic data updated mainly on Lattes, though 36.8% do not yet habitually use ORCID. Faculty rated laboratory infrastructure predominantly as satisfactory, with administrative organization, financial management, and scholarship allocation rated as excellent. Scientific publications were valued most highly as PPG products, with technical-technological outputs ranked second. Impact Factor, CiteScore, and Qualis were preferred criteria for journal selection. Most viewed the PPGCB as having international scope. Faculty also rated as excellent: the thesis/dissertation model, curriculum, annual event, coordination, and pro-rectorate performance. Physical facilities were seen mostly as satisfactory. The selection process and quality of theses/dissertations were rated with equal weight as excellent and satisfactory. Detailed results:
- Platforms for updating scientific productivity: Lattes Platform 100%; ORCID 63.2%; ResearchGate 10.6%; LinkedIn 5.3%.
- Distribution of current academic productivity among faculty: Excellent 26.3%; Satisfactory 68.4%; Poor 5.3%.
- Most relevant authorship position for faculty productivity: First author 5.3%; Last author 94.7%.
- Lab equipment adequacy: Satisfactory 73.7%; Fair 15.8%; Excellent 10.5%.
- Administrative structure: Excellent 84.2%; Satisfactory 15.8%.
- Financial management transparency and application: Excellent 78.9%; Satisfactory 21.1%.
- Scholarship distribution process: Excellent 73.7%; Satisfactory 21.1%; Fair 5.3%.
- Most important quality indicator for PPGCB: Scientific publications 94.7%; Technical-technological outputs 5.3%.
- Second most important quality indicator: Technical-technological outputs 63.2%; Course offerings 21.1%; Scientific publications 10.5%; Event organization 5.3%.
- Current academic productivity distribution among students/alumni: Satisfactory 68.4%; Excellent 21.1%; Fair 10.5%.
- Primary definition of publication quality: Journal Impact Factor/CiteScore 57.9%; Qualis (CAPES percentile) 26.3%; Article-specific citations 15.8%.
- Secondary defining feature of publication quality: Article-specific citations 47.4%; Qualis (CAPES percentile) 26.3%; Impact Factor/CiteScore 26.3%.
- PPGCB scope: International 63.2%; National with pursuit of internationalization 36.8%.
- Equality in academic productivity, advising, and course offerings among faculty: Excellent 15.8%; Satisfactory 57.9%; Fair 21.1%; Poor 5.3%.
- Interpersonal environment (faculty, staff, students): Excellent 42.1%; Satisfactory 52.6%; Fair 5.3%.
- Thesis/dissertation model: Excellent 57.9%; Satisfactory 36.8%; Fair 5.3%.
- Curricular structure: Excellent 73.7%; Satisfactory 26.3%.
- Physical facilities: Satisfactory 52.6%; Excellent 10.5%; Fair 36.8%.
- Annual event: Excellent 73.7%; Satisfactory 15.8%; Fair 10.5%.
- Coordination performance: Excellent 94.7%; Satisfactory 5.3%.
- Pro-rectorate performance: Excellent 47.4%; Satisfactory 52.6%.
- Social engagement of PPGCB: Excellent 57.9%; Satisfactory 36.8%; Fair 5.3%.
- Entry selection process: Excellent 47.4%; Satisfactory 42.1%; Fair 10.5%.
- Quality of theses/dissertations: Excellent 47.4%; Satisfactory 47.4%; Fair 5.3%.
CONSULTE AQUÍ LOS RESULTADOS BRUTOS DEL FORMULARIO DE AUTOEVALUACIÓN 2021–2024 PARA:
INFORME DE LA COMISIÓN DE AUTOEVALUACIÓN
Con relación a las actividades rutinarias de la Comisión de Autoevaluación durante el cuatrienio 2021–2024, se realizaron: los procesos de acreditación y reacreditación de docentes; la definición de la comisión evaluadora de los trabajos presentados por los estudiantes durante los Encuentros I, II y III del PPGCB; la aplicación y análisis de formularios de autoevaluación dirigidos a docentes, estudiantes y egresados; así como la definición y el seguimiento del cumplimiento de las metas del plan estratégico.
En los procesos de reacreditación de docentes realizados en 2021 y 2023, la CAA realizó inicialmente la evaluación de los criterios definidos por instrucción normativa de la ProPG, seguida de un análisis comparativo de los indicadores seleccionados para la evaluación (clasificación de la producción intelectual según la Plataforma Stela Experta y definición interna de puntajes para productos técnico-tecnológicos). Para los procesos de acreditación, realizados en 2022 y 2024, la CAA redactó las convocatorias —publicadas en el sitio web del Programa— con los criterios recomendados por la instrucción normativa de la ProPG, así como criterios establecidos por la propia comisión. Posteriormente, la comisión analizó las propuestas y emitió un parecer para su consideración por el Consejo del Programa.
Durante las tres ediciones del Encuentro del PPGCB realizadas entre 2021 y 2024, todos los estudiantes activos presentaron oralmente sus trabajos en curso ante comisiones conformadas por tres especialistas. Para ello, la CAA agrupó a los estudiantes por área de concentración, asignó a sus miembros docentes dentro de las comisiones y contactó a investigadores externos al PPGCB para completar su composición. Se requirieron, en promedio, 8 comisiones (24 evaluadores) para evaluar aproximadamente 130 estudiantes por evento. La ficha de evaluación incluyó los siguientes criterios: 1. Calidad de la presentación (organización de diapositivas, tablas, figuras, otros); 2. Calidad de los datos presentados y potencial para generar productos finales, como: artículos en revistas Qualis A1-A4, patentes de invención o modelos de utilidad, tecnologías no patentables, software/aplicaciones, entre otros; 3. Compatibilidad de los resultados con el nivel del curso (Maestría/Doctorado); 4. Capacidad para evaluar datos y tomar decisiones basadas en evidencia científica, y conocimiento sobre las etapas metodológicas de la investigación. Para cada criterio, los evaluadores asignaron una nota de 0 a 10,0, según la siguiente escala: Débil = 0,0 a 4,9, Regular = 5,0 a 6,9, Bueno = 7,0 a 7,9, Muy bueno = 8,0 a 8,9, Excelente = 9,0 a 10,0. Además de estos criterios, se solicitó a los evaluadores indicar si el proyecto tenía potencial para generar productos técnico-tecnológicos; si existía posibilidad de transferencia de tecnología a empresas; y si el estudiante presentó adecuadamente el impacto social de su proyecto. Para estos ítems, el evaluador debía marcar “Sí” o “No”.
Los resultados de las tres ediciones del evento revelaron un desempeño promedio “Excelente” de los estudiantes (promedio de notas de 9,00, 9,01 y 9,04 para los Encuentros I, II y III del PPGCB, respectivamente). Los evaluadores consideraron que, en promedio, el 43,4% de los proyectos tenían potencial para generar productos técnico-tecnológicos, en su mayoría (83,5%) a largo plazo; el 31,2% tenía posibilidad de transferencia de tecnología a empresas; y el 85,4% de los estudiantes hizo una buena presentación del impacto social del proyecto.
Formulario de Autoevaluación – Estudiantes y Egresados
El formulario de autoevaluación fue enviado, al final del cuatrienio, a los estudiantes y egresados del PPGCB, totalizando 87 respuestas, todas registradas de forma anónima. El formulario incluyó preguntas sugeridas por la Coordinación del Área de Ciencias Biológicas I, así como preguntas añadidas por la coordinación del programa.
Los datos revelaron que estudiantes y egresados actualizan mayoritariamente sus datos en la Plataforma Lattes, aunque cerca de la mitad también lo hace en ORCID. Consideran, en su mayoría, la infraestructura de los laboratorios entre satisfactoria y regular, y califican como excelente la organización administrativa, la gestión financiera y la administración de las becas. Valoran prioritariamente las publicaciones científicas como productos del PPG y consideran el Factor de Impacto, Cite Score y Qualis al momento de elegir revistas para publicación.
La mayoría considera que el PPGCB tiene alcance internacional. También fueron evaluados mayoritariamente como excelentes por estudiantes y egresados: el modelo de tesis/disertación, la estructura curricular, el evento anual, el proceso de selección y la actuación de la coordinación. Las instalaciones físicas y la actuación de la pró-rectoría fueron consideradas, en su mayoría, como satisfactorias.
Resultados específicos de cada pregunta:
(De forma resumida para evitar repetición literal)
- Plataformas utilizadas: Lattes 100%; ORCID 43,7%; ResearchGate 2,2%
- Autoría más relevante: Último autor 59,8%; Primer autor 33,3%
- Equipamiento de laboratorios: Satisfactorio 44,8%; Excelente 16,1%
- Estructura administrativa: Excelente 79,3%
- Gestión financiera: Excelente 66,7%
- Distribución de becas: Excelente 65,5%
- Producto más importante del PPGCB: Publicaciones científicas 82,8%
- Segundo más importante: Productos técnico-tecnológicos 54%
- Mejor indicador de calidad de publicación: Factor de impacto o CiteScore 50,6%
- Segundo mejor: Qualis 36,8%
- Alcance del PPGCB: Internacional 47,1%; Nacional con necesidad de internacionalización 46%
- Distribución homogénea entre docentes: Satisfactoria o excelente en mayoría
- Ambiente entre docentes y discentes: Excelente 42,5%; Satisfactorio 43,7%
- Modelo de tesis/disertación: Excelente 59,8%
- Estructura curricular: Excelente 47,1%
- Instalaciones físicas: Satisfactorias 54%
- Evento anual: Excelente 46%
- Actuación de la coordinación: Excelente 90,8%
- Pró-rectoría de posgrado: Excelente o satisfactoria en 80%
- Inserción social del PPGCB: Excelente 59,8%
- Proceso de selección de estudiantes: Excelente 63,2%
- Calidad de tesis/disertaciones: Excelente 65,5%
Formulario de Autoevaluación – Docentes
También se envió un formulario a los docentes del PPGCB, con 29 respuestas anónimas. La mayoría actualiza sus datos en Lattes, pero el 36,8% aún no tiene el hábito de actualizar en ORCID. Los docentes consideran que la infraestructura de laboratorios es satisfactoria, y califican como excelente la organización administrativa, la gestión financiera y la administración de becas.
Valoran como el producto más importante del PPG las publicaciones científicas, seguido de los productos técnico-tecnológicos. Consideran el Factor de Impacto, Cite Score y Qualis al elegir revistas. La mayoría considera que el PPGCB tiene alcance internacional. También evaluaron como excelentes: el modelo de tesis/disertación, la estructura curricular, el evento anual, y la actuación de la coordinación y de la pró-rectoría. Las instalaciones físicas fueron consideradas principalmente satisfactorias.
Resultados específicos:
- Plataformas utilizadas: Lattes 100%; ORCID 63,2%; ResearchGate 10,6%; LinkedIn 5,3%
- Distribución de producción académica entre docentes: Satisfactoria 68,4%; Excelente 26,3%
- Autoría más relevante: Último autor 94,7%
- Equipamiento de laboratorios: Satisfactorio 73,7%
- Estructura administrativa: Excelente 84,2%
- Gestión financiera: Excelente 78,9%
- Distribución de becas: Excelente 73,7%
- Producto más importante del PPGCB: Publicaciones científicas 94,7%
- Segundo más importante: Productos técnico-tecnológicos 63,2%
- Producción académica de estudiantes: Satisfactoria 68,4%
- Mejor indicador de calidad de publicación: Factor de impacto/CiteScore 57,9%
- Segundo mejor indicador: Citaciones por artículo 47,4%
- Alcance del PPGCB: Internacional 63,2%
- Distribución homogénea entre docentes: Satisfactoria 57,9%
- Ambiente interpersonal: Excelente 42,1%; Satisfactorio 52,6%
- Modelo de tesis/disertación: Excelente 57,9%
- Estructura curricular: Excelente 73,7%
- Instalaciones físicas: Satisfactorias 52,6%
- Evento anual: Excelente 73,7%
- Actuación de la coordinación: Excelente 94,7%
- Actuación de la pró-rectoría: Excelente 47,4%; Satisfactoria 52,6%
- Inserción social del PPGCB: Excelente 57,9%
- Proceso de selección: Excelente 47,4%
- Calidad de tesis/disertaciones: Excelente 47,4%
Informes Informes
Áreas de Concentração
- Sistemas Biológicos
- Biotecnologia e Bionformática
- Meio Ambiente
Concentration Areas:
- Biological Systems
- Biotechnology and Bionformatics
- Environment
Áreas de concentración:
- Sistemas biologicos
- Biotecnología y Bioinformática
- Medio ambiente
Linhas de Pesquisa:
- Área "Sistemas Biológicos": 1. Compostos bioativos; 2. Microbiologia Aplicada e Clínica; 3. Biologia Celular e Molecular.
- Área "Biotecnologia e Bionformática": 1. Biomateriais e Bioprocessos; 2. Ômicas de Macromoléculas; 3. Manipulação de genes e genomas.
- Área "Meio Ambiente": 1. Microbiologia Ambiental; 2. Biologia da Conservação; 3. Biodiversidade.
Research Lines:
- Area "Biological Systems": 1. Bioactive compounds; 2. Applied and Clinical Microbiology; 3. Cellular and Molecular Biology.
- Area "Biotechnology and Bionformatics": 1. Biomaterials and Bioprocess; 2. Omics of Macromolecules; 3. Manipulation of genes and genomes.
- Area "Environment": 1. Environmental Microbiology; 2. Conservation Biology; 3. Biodiversity.
Líneas de investigación:
- Área "Sistemas Biologicos": 1. Compuestos bioactivos; 2. Microbiología Aplicada y Clínica; 3. Biología Celular y Molecular.
- Área "Biotecnología y Bionformática": 1. Biomateriales y Bioprocesos; 2. Ômics de Macromoléculas; 3. Manipulación de genes y genomas.
- Área "Medio Ambiente": 1. Microbiología Ambiental; 2. Biología de la Conservación; 3. Biodiversidad.
Contato e Endereço
Av. Prof. Moraes Rego, s/n, Centro de Biociências, Cidade Universitária, CEP 50670-420 – Recife, Pernambuco, Brasil
coordenacao.ppgcb@ufpe.br +55 (81) 2126-8354