Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA)
Autoavaliação
AUTOAVALIAÇAO QUADRIÊNIO 21-24
1. Introdução
O PPG Antropologia da UFPE, segundo última avaliação CAPES (2017-2020) que conferiu o conceito 5, se destaca: pela qualidade do Programa sendo um dos mais antigos do país com atualizações manifestas em relação aos ensinamentos e sua interlocução com a sociedade local, regional e nacional; pela qualidade da formação ministrada resultando em uma produção discente importante; pela potência do seu impacto na sociedade através suas produções e pesquisas realizadas pelos corpos discente e docente. O PPGA pretende até 2024, final do presente quadriênio, manter estes destaques, e para tanto, elaborou a presente autoavaliação para subsidiar o planejamento, que se embasa na avaliação apresentada em 2022 no seminário de meio termo da
CAPES e que será desenvolvido no biênio 2022-2024.
2. Identificação do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE insere-se na grande área das Humanidades com especialização em Antropologia, segundo as normas da CAPES. No escopo da área da Antropologia, todas as subáreas da CAPES são representadas: Teoria Antropológica, Etnologia Indígena, Antropologia Urbana, Antropologia Rural, Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
3. Equipe de autoavaliação
O PPGA, estrategicamente, decidiu por montar sua equipe de autoavaliação com os ex-coordenadores das últimas três gestões. Os coordenadores detêm conhecimentos do funcionamento do PPGA e estiveram presente na avaliação quadrienal 17_20 e no seminário de meio termo quadrienal 21_24. Nesse sentido,dominam as ferramentas e informações para uma boa autoavaliação.
Componentes: Alex Vailati, Laure Garrabé e Fabiana Maizza.
4. Ações para subsidiar o Planejamento Estratégico:
Criação das seguintes Comissões de Trabalhos:
Comissão de Planejamento Estratégico: Ana Cláudia Rodrigues, Alex Vailati, Matheus Gonçalves (Técnico Administrativo), Maria Cinthia Pio (doutorado), Maria Fernanda Valeriano Benevides Viana (mestrado), Miguel Bittencourt (egresso).
Comissão de Bolsas: Ana Cláudia Rodrigues, Renato Athias, Louise do Nascimento (doutorado) e Akuenda Translésbicha Buarque de Souza (Mestrado)
Comissão de Teses e Dissertações - Prêmios: Edwin Reesink e Pedro Silveira.
Comissão de Orçamento e Financeiro: Ana Cláudia Rodrigues, Alex Vailati, Edwin Reesink e Matheus Gonçalves (Técnico Administrativo)
Comissão de Eventos/Comunicação: Pedro Silveira, Francisco Sá Barreto, João
Victor(mestrado), Maria Cinthia Pio (doutorado) e Matheus Gonçalves (Técnico Administrativo)
Comissão de Publicação/Revistas: Laure Garrabé, Mísia Reesink, Maria Cinthia Pio (doutorado), Maria Fernanda Valeriano Benevides Viana (mestrado).
Comissão Didático-Pedagógica: Marion Quadros, Mísia Reesink, Raquel Lustosa (doutorado).
Comissão de Credenciamento e Recredenciamento: Roberta Bivar, Roberto Efrem, Peter Schroder.
4.1. Indicação da realização do Monitoramento
Para monitorar o progresso do planejamento estratégico, serão realizadas reuniões semestrais das comissões de planejamento e autoavaliação, cujos resultados serão divulgados nas reuniões do Colegiado. Teremos reuniõesvsemestrais com os discentes para monitorar as dinâmicas comunicativas e a produção.
5. Planejamento
A comissão de autoavaliação mediante análises das recomendações daárea e levantamento das demandas do PPGA para atingir a nota 6 na avaliação quadrienal 21-24, com base nas diretrizes e metas indicadas pela Pró-reitoria de Pós-graduação sugere as seguintes ações:
5.1 Melhorar a comunicação com os alunos e egressos, criando canais de comunicação mais eficazes para fornecer informações relevantes, oportunidades de pesquisa e eventos acadêmicos.
5.2 Incentivar a produção bibliográfica e artístico-visual entre os alunos e professores, reconhecendo a importância da diversidade de formas de expressão na Antropologia.
5.3 Promover a organização e participação em eventos de Antropologia e áreas afins, como conferências, colóquios e workshops, com a finalidade de estabelecer redes de colaboração e promover o debate acadêmico e cultural.
5.4 Incentivar a colaboração entre alunos e professores na produção bibliográfica, estimulando parcerias de pesquisa e coautoria.
5.5 Aumentar a qualidade e quantidade da produção intelectual tanto dos alunos quanto dos egressos, oferecendo tutoria para auxiliar no processo de publicação.
5.6 Aumentar a qualidade da produção intelectual dos professores, incentivando a publicação em periódicos de alto estrato qualis e internacionais.
5.7 Sugere-se que 50% da verba do PROAP seja dividida destinada a auxiliar os discentes para promover participação em eventos e a produção intelectual.
5.8 Sugere-se que a verba Proap destinada aos docentes seja direcionada em maior proporção para produção, revisão, tradução, editoração, confecção e publicação de conteúdos científico-acadêmicos e de divulgação das atividades desenvolvidas no âmbito do PPG.
5.9 Sugerimos inserir no planejamento de autoavaliação a participação de egressos e colaboradores externos visando contribuir com a comunicação da produção do PPGA para a sociedade.
5.10 Avaliar o quadro docente para recredenciamento e mudança de categoria conforme a Instrução Normativa da UFPE e Instrução Normativa Interna do PPGA, visando equilíbrio e renovação do quadro.