Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico do PPGA/UFPE – Quadriênio 2025 – 2028

 

       O presente planejamento estratégico do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGA/UFPE), elaborado para o quadriênio 2025–2028, reflete o compromisso institucional com o aprimoramento contínuo da formação acadêmica, da produção científica e do impacto social. Sua formulação baseia-se na avaliação crítica do ciclo anterior (2021–2024), nos insumos provenientes da autoavaliação coordenada pelo Comitê Institucional da PROPG, e nas discussões coletivas promovidas junto à comunidade acadêmica do programa, contemplando docentes, discentes, técnicos e egressos.

     Este documento apresenta as metas e ações estratégicas articuladas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPE, às diretrizes da CAPES e às novas demandas das áreas de Antropologia e Arqueologia. O planejamento contempla diretrizes para a consolidação da política de ações afirmativas, a ampliação das estratégias de internacionalização, a inovação nos processos de ensino-aprendizagem, a valorização da produção intelectual e o fortalecimento do impacto do programa nos âmbitos local, nacional e internacional.

Planejamento estratégico institucional e metas definidas pela autoavaliação:

Com base nas análises do ciclo anterior e nas recomendações da PROPG, o PPGA definiu um conjunto de metas para o quadriênio 2025–2028, visando a qualificação de sua estrutura organizacional, da produção científica, da formação discente e do impacto acadêmico e social.

As principais metas estabelecidas são:
1. Atualizar as linhas de pesquisa do programa em consonância com os novos temas estratégicos definidos pela área (ex. justiça, segurança pública, mudanças climáticas,direitos humanos);

2. Reestruturar a matriz curricular, incluindo a inserção de disciplinas interdisciplinares e formatos híbridos de ensino, conforme a política institucional para os Processos Híbridos de Ensino e Aprendizagem (PHEA);

3. Fortalecer a política de ações afirmativas, mantendo a reserva de 50% das vagas e bolsas, além de incluir critérios específicos para parentalidade e atenção à saúde de mulheres (ex. menopausa);

4. Aumentar a participação discente em eventos científicos e publicação de artigos, promovendo oficinas de escrita acadêmica e financiamento por meio do PROAP;

5. Consolidar a política de internacionalização com novas parcerias, mobilidades e acordos de cooperação técnico-científica;

6. Implementar novas estratégias de acompanhamento de egressos, com eventos específicos, questionários de monitoramento e atualização permanente das informações no site institucional.

As metas foram definidas com base em reuniões da comissão de planejamento e autoavaliação e discutidas no colegiado, tendo sido validadas como prioritárias para o avanço do PPGA/UFPE em direção a um modelo de excelência acadêmica com compromisso social e diversidade.


Gestão e estrutura organizacional:

A gestão do PPGA para o quadriênio 2025–2028 continuará pautada pela colegialidade, pela transparência e pela participação efetiva dos diferentes segmentos da comunidade acadêmica. A estrutura organizacional será mantida com o colegiado como instância máxima de decisão, composto por docentes permanentes e representantes discentes eleitos.

A atuação das comissões temáticas será intensificada, sendo previstas reuniões semestrais com relatórios de acompanhamento e monitoramento dos eixos estratégicos do programa.

As principais comissões são:

  • Comissão de Planejamento Estratégico;
  • Comissão de Autoavaliação;
  • Comissão de Bolsas;
  • Comissão de Teses e Dissertações;
  • Comissão de Didático-Pedagógica;
  • Comissão de Publicações e Revistas;
  • Comissão de Eventos e Comunicação;
  • Comissão de Orçamento e Financeiro;
  • Comissão de Credenciamento e Recredenciamento.

Indicadores de monitoramento:

  • Frequência e resultados das reuniões das comissões;
  • Participação dos segmentos nas comissões (docentes, discentes, técnicos);
  • Acompanhamento semestral do plano de ação e cumprimento das metas estabelecidas;
  • Relatórios de avaliação apresentados ao colegiado e publicados no site institucional.

Será realizado um novo edital de credenciamento para recomposição do quadro docente permanente, com foco na ampliação da diversidade, interdisciplinaridade e representatividade étnico-racial e de gênero. A política de credenciamento seguirá os parâmetros da PROPG e a normativa interna do PPGA, com critérios claros de produção intelectual, orientação e envolvimento institucional.


Autoavaliação e monitoramento do planejamento estratégico:

A autoavaliação do PPGA/UFPE será conduzida pela comissão específica formada por ex-coordenadores do programa, docentes, discentes e técnicos. Esta comissão é responsável por planejar, implementar e acompanhar as estratégias definidas, assegurando coerência com os objetivos do programa e as diretrizes institucionais.

A metodologia utilizada incluirá análise documental, uso de dashboards institucionais (PROPG/UFPE), aplicação de questionários anuais de avaliação para docentes, discentes e egressos, e cruzamento de dados de produção, titulação, evasão e internacionalização. Os resultados serão discutidos em reuniões semestrais com o colegiado.

Metas:

  • Acompanhar de forma contínua o desempenho do programa em suas dimensões estruturais, acadêmicas e de impacto;
  • Promover ajustes nas estratégias de acordo com os dados coletados e sugestões das partes interessadas;
  • Produzir relatórios anuais de autoavaliação que embasem as tomadas de decisão no colegiado.

Indicadores de monitoramento:

  • Taxa de resposta aos questionários aplicados;
  • Número de reuniões realizadas com apresentação de dados da autoavaliação;
  • Adoção de medidas corretivas propostas a partir da análise dos dados;
  • Integração entre planejamento estratégico e autoavaliação nas decisões do programa;
  • Internacionalização e interdisciplinaridade;

Internacionalização:

Ela permanece como uma das metas estruturantes do PPGA para o quadriênio 2025–2028. O programa pretende consolidar-se como referência internacional em Antropologia, promovendo a mobilidade acadêmica, a inserção internacional de docentes e discentes, e a produção científica em parceria com instituições estrangeiras. Simultaneamente, fortalecerá ações interdisciplinares com áreas como Museologia, Arquitetura, Direito, Turismo e Saúde.

Metas:

  • Ampliar o número de convênios internacionais vigentes;
  • Garantir pelo menos 5 bolsas de mobilidade (PDSE ou equivalentes);
  • Estimular a publicação em periódicos estrangeiros e coautorias internacionais;
  • Promover eventos conjuntos com programas parceiros no Brasil e no exterior.

Indicadores de monitoramento:

  • Quantidade de docentes e discentes com experiências internacionais no período;
  • Número de publicações com afiliação estrangeira ou coautoria internacional;
  • Número de convênios e atividades interinstitucionais em execução.

Interdisciplinaridade:

Ela será reforçada por meio da criação de disciplinas transversais, com participação de docentes de diferentes áreas e pela proposição de projetos de pesquisa e extensão conjuntos com programas da UFPE e de outras instituições.

Políticas de ações afirmativas e inclusão:
O PPGA consolidará sua política de ações afirmativas, assegurando a permanência da reserva de 50% das vagas e bolsas para candidatos negros, indígenas, quilombolas, pessoas trans, com deficiência, bem como implementando ações específicas para parentalidade e saúde das mulheres.

Metas:

  • Garantir a manutenção das políticas afirmativas nos editais e normativas internas;
  • Implementar critérios para mães, pais e pessoas em menopausa no processo seletivo e avaliação de desempenho;
  • Promover eventos e materiais voltados à diversidade e inclusão;
  • Ampliar a presença de docentes e discentes de grupos sub-representados no programa.

Indicadores de monitoramento:

  • Percentual de vagas e bolsas destinadas às ações afirmativas;
  • Participação de discentes afirmativos em bancas, eventos e publicações;
  • Número de ações formativas relacionadas à diversidade.

As ações afirmativas também serão observadas nos processos de credenciamento docente, assegurando a inclusão de profissionais engajados com as temáticas e práticas afirmativas, contribuindo para a diversidade e excelência do corpo docente.

 Comunicação, inovação e visibilidade institucional:
A visibilidade e a comunicação científica do PPGA serão aprimoradas com foco em acessibilidade, inovação tecnológica e transparência. Serão fortalecidas as redes sociais institucionais, os canais de divulgação científica e os mecanismos de comunicação com discentes, egressos e a sociedade em geral.

Metas:

  • Aprimorar o site do programa e ampliar a presença nas redes sociais;
  • Criar e divulgar conteúdos científicos e pedagógicos digitais (vídeos, podcasts, infográficos);
  • Promover minicursos de inteligência artificial aplicados às Ciências Sociais;
  • Fomentar a participação em premiações de divulgação científica.

Indicadores de monitoramento:

  • Número de conteúdos produzidos e visualizações nas redes sociais e canais digitais;
  • Participação do PPGA em prêmios e editais de inovação;
  • Alcance dos canais institucionais entre público interno e externo.

As atividades serão organizadas por comissões específicas, com apoio do Laboratório de Pesquisa Avançada e em articulação com a PROPG e a PROEX.

Produção intelectual e formação discente:
A qualificação da produção intelectual do PPGA será alcançada por meio de uma política integrada de incentivo à escrita acadêmica, coautoria entre docentes e discentes, apoio à publicação e promoção de eventos científicos. A formação discente continuará a se orientar por princípios de excelência, compromisso ético e inserção social.

Metas:

  • Aumentar o número de publicações em periódicos de estrato A e B (Qualis);
  • Estimular a coautoria discente em pelo menos 50% das produções do corpo docente;
  • Realizar ao menos 4 oficinas de escrita acadêmica e 4 minicursos anuais voltados à formação aplicada;
  • Fortalecer a disciplina de produção de artigos como espaço formativo e prático.

Indicadores de monitoramento:

  • Produção bibliográfica e técnica por docente e discente (Stela Experta, Sucupira);
  • Participação discente em congressos e publicações;
  • Número de disciplinas ofertadas com foco em metodologia, produção e ética na pesquisa.

A Comissão de Publicações acompanhará esses indicadores e proporá ajustes nas estratégias sempre que necessário, em articulação com a Comissão Didático-Pedagógica e a coordenação do programa.

Acompanhamento de egressos e impacto social:
O acompanhamento de egressos será intensificado por meio de instrumentos institucionais e ações específicas promovidas pelo programa. A análise do impacto social das ações do PPGA será estruturada a partir da observação dos vínculos dos egressos com instituições de ensino, projetos sociais, consultorias e atividades de gestão pública.

Metas:

  • Atualizar anualmente os dados de egressos no site institucional e no dashboard PROPG;
  • Realizar encontros bienais com egressos para escuta qualificada e socialização de experiências;
  • Produzir relatórios de impacto social com base nos vínculos dos egressos e nas ações de extensão do programa;
  • Estimular a continuidade da produção científica dos egressos vinculados a grupos de pesquisa.

Indicadores de monitoramento:

  • Taxa de retorno dos formulários aplicados a egressos;
  • Número de egressos com atuação profissional relacionada à formação recebida;
  • Participação de egressos em atividades do programa (disciplinas, bancas, eventos, projetos).

O impacto social também será medido por meio da produção de materiais voltados para a educação básica, ações com escolas indígenas e quilombolas, e contribuições do programa a políticas públicas nos níveis municipal, estadual e nacional.