Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC)
Planejamento Estratégico
Este documento apresenta o planejamento estratégico do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC) da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, para os anos de 2025 a 2028. Ele foi elaborado a partir das demandas específicas do Programa e em diálogo com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPE (2025–2029) e o Plano Institucional de Pós-Graduação da UFPE (2021–2025). O planejamento evidencia o mapeamento e conhecimento da realidade atual do PPGEduC, identifica mudanças necessárias e fornece uma orientação estratégica para ações a serem implementadas nos próximos quatro anos, tendo como referência cinco objetivos prioritários do PDI: ampliar a produção científica; expandir projetos extensionistas; fomentar ações de permanência para estudantes em situação de vulnerabilidade; ampliar ações de inclusão e diversidade; e consolidar a internacionalização em ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão.
A seguir, apresentam-se os objetivos gerais e específicos definidos no planejamento:
Objetivo Geral:
Promover a formação de mestres e doutores em Educação (pesquisador e docente), por meio do desenvolvimento da pesquisa e da análise do fenômeno educacional em suas múltiplas relações sociais e culturais, em espaços escolares e não escolares. O Programa visa contribuir com a consolidação da pesquisa acadêmica no interior de Pernambuco e com a descentralização da produção de conhecimento.
Objetivos Específicos:
Formar profissionais que atendam, quantitativa e qualitativamente, à expansão do ensino superior na área de Educação, com ênfase na diversidade sociocultural e suas implicações na experiência formativa;
Preparar pesquisadores que desenvolvam pesquisa em Educação, enfocando diversas modalidades e dimensões do fenômeno educativo, em contextos escolares e não escolares;
Desenvolver reflexão e propor caminhos que auxiliem o enfrentamento das grandes questões e desafios colocados pelos novos paradigmas científicos e educacionais, pelas demandas do sistema educacional e pelas práticas educativas desenvolvidas em espaços escolares e não escolares.
A partir desses objetivos, foram definidos 12 objetivos estratégicos para o quadriênio 2025–2028:
Reestruturar as linhas de pesquisa com base nas disciplinas, orientações, projetos e vocação do Programa;
Incentivar o envolvimento docente na construção de políticas públicas e na assessoria a redes de ensino municipais e estaduais;
Intensificar a socialização das produções do PPGEduC, por meio de publicações, parcerias e fortalecimento das revistas do Programa;
Viabilizar projetos de internacionalização, com base em acordos de co-tutela e parcerias institucionais, especialmente latino-americanas;
Ampliar as relações com coletivos diversos, como fóruns, conselhos de educação, movimentos sociais, povos indígenas e populações tradicionais;
Fortalecer as práticas de avaliação e autoavaliação por meio da elaboração e implementação de um plano de autoavaliação;
Intensificar a participação de docentes, discentes e egressos em eventos científicos, com incentivo à produção acadêmica e extensão;
Fortalecer a formação de pesquisadores e docentes da educação básica e superior, considerando demandas e temas emergentes da região;
Ampliar a infraestrutura do Programa, com melhorias em espaços físicos e recursos tecnológicos;
Ampliar a visibilidade do PPGEduC no cenário local, com estratégias de divulgação e comunicação institucional;
Fortalecer a relação com os egressos, criando mecanismos de acompanhamento e integração às ações do Programa;
Implementar ações extensionistas, articulando docentes, discentes e egressos em projetos voltados para demandas regionais.
Este documento orienta o PPGEduC na realização de suas atividades acadêmicas, científicas e sociais, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento regional e com a formação crítica e comprometida com a transformação social.