| Atividades desenvolvidas: * O LIACLI representa ambiente acadêmico destinado à realização de processos sistemáticos para colaborar na construção do conhecimento. Além da atividade de Ensino, também atividades de Extensão e Pesquisa, compõem este ambiente, permitindo, dessa forma, à transferência para a comunidade do conhecimento gerado. Produzir conhecimento significa fazer avançar as fronteiras, revelando o mundo a sua lógica, o que se faz através da missão institucional da PESQUISA. Difundir conhecimento significa disponibilizá-lo de forma explícita, formando e qualificando pessoas portadoras do conhecimento e da cultura com capacidade de agir no tempo, no lugar e na hora que se fizer necessário. Isto se faz através da missão institucional do ENSINO. Aplicar conhecimento significa mudar o real com os instrumentos e a sensibilidade através da missão institucional de EXTENSÃO. O real transformado muda os instrumentos com os quais interagiu e, assim, reinicia-se o círculo virtuoso do fazer acadêmico. Salientamos que para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e ensino no LIACLI, os mesmos são previamente registrados/aprovados pela Pró-Reitoria competente. Dessa forma, os serviços a serem prestados incluem: a) Atividades de Ensino envolvendo as disciplinas: | - Hematologia Clínica | - Bioquímica Clínica | | - Parasitologia Clínica | - Imunologia Clínica | | - Urinálise | - Microbiologia Clínica | | - Micologia Clínica | - Estágio curricular | Conforme PPC do curso de graduação em Farmácia, o LIACLI é suporte para o funcionamento do curso, atualmente para o desenvolvimento de aulas práticas de disciplinas da área de análises clínicas, mas em breve, como campo de estágio. Salientamos que a denominação Unidade de Análises Clínica, referida do PPC foi substituída por Laboratórios Integrados em Análises Clínicas (LIACLI), conforme trecho de Ata do Pleno do Departamento de Ciências Farmacêuticas e que a tal atualização no PPC está sendo providenciada. b) Atividades de Pesquisa Título: Avaliação da resposta imune de memória celular e humoral em pacientes alérgicos infectados pelo Schistosoma mansoni ou poliparasitados, antes e após tratamento antiparasitário Descrição: uma menor prevalência de asma e doenças alérgicas é evidenciada em áreas endêmicas para Schistosoma mansoni. Por outro lado, em países desenvolvidos a asma é particularmente comum, acometendo em média 10% a 20% das crianças e adultos jovens. Apesar de nas últimas décadas muitos estudos tentarem estabelecer uma correlação entre as infecções parasitárias e a gravidade das desordens alérgicas alguns parâmetros imunológicos ainda apresentam resultados controversos, principalmente quando analisado o poliparasitismo. Como estudos com pacientes asmáticos demonstram que nas formas graves da doença ocorre uma maior quantidade de células T CD4+ e CD8+ de memória, um perfil misto Th2/Th17 e uma perda progressiva na capacidade apoptótica levando a um quadro de inflamação persistente, e que pequenas quantidade de IgE de alta-afinidade podem causar anafilaxia e são patogênicas, enquanto as IgE de baixa-afinidade competem com as de alta-afinidade pela ligação no receptor Fce e desempenham uma ação benéfica prevenindo as reações alérgicas, este projeto pretende determinar o perfil e a capacidade de apoptose das células T CD4+, CD8+ e dos linfócitos B de memória em crianças e adolescentes asmáticos e infectados pelo S. mansoni ou poliparasitados, analisar se ocorre alteração nesse perfil após o tratamento antiparasitário, além de comparar com o perfil desencadeado em adultos. Título: Estudo da resposta imune Th1, Th2 e Treg em descendentes de mães infectadas com Schistosoma mansoni: uma avaliação da resposta específica para o Bacillus Calmette-Guérin (BCG) Descrição: Este projeto pretende avaliar o aspecto imunorregulatório da relação materno-descendente, em recém-nascidos de mães infectadas com S. mansoni, utilizando a imunização com BCG como modelo para testar a estimulação, ou não, de células Th1/IFN-¿ do sistema imune em desenvolvimento, bem como avaliar a possibilidade de desenvolvimento de alergia na infância. Apoio Edital grupo de Pesquisa-Proc.: 23076.038872/2014-76.Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. c) Atividades de Extensão Título: Impacto do diagnóstico laboratorial como identificador do problema de saúde e promotor da recuperação da mesma Edital: 2017-01-FLUXO CONTÍNUO DE REGISTRO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO -2017 Protocolo: 277677.1384.90457.12072017 Coordenador do projeto: Ana Beatriz Sotero Siqueira, UFPE/CCS, Departamento de Ciências Farmacêuticas, Professora Adjunto / Email: absiqueira@hotmail.com / Fone: (81) 2126-8579, Celular: (81) 99964-5353. |