Informes Informes

07/06/2024 Colóquio (Presencial) Revisitando o modelo de "Jellium" utilizando a experimentos de Ressonância de Spin Eletrônico - Michael Cabrera Baez (Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco)

Prezados membros do DF,

Segue abaixo informações sobre o Colóquio (Presencial) que será apresentado nesta sexta-feira, dia 07/06/2024

Palestrante:

Michael Cabrera Baez

Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco

Título:

Resumo:

Na física da matéria condensada, o modelo de "Jellium", também conhecido como gás de elétrons uniforme (UEG) ou gás de elétrons homogêneo (HEG), é um modelo de elétrons interagentes em um sólido onde as cargas positivas (isto é, núcleos atômicos) estão distribuídas uniformemente no espaço, assim como a densidade de elétrons. Suas implicações representam um importante avanço na compreensão preliminar de sistemas com elétrons interagentes, oferecendo uma estrutura conceitual poderosa para entender o comportamento dos elétrons em sistemas condensados, apesar de suas fortes aproximações. Neste colóquio, revisitaremos brevemente o modelo e discutiremos principalmente suas implicações na fabricação de sistemas intermetálicos, mostrando também como a técnica de ressonância de spin eletrônico nesses sistemas permite explorar os diferentes graus de correlação eletrônica.

Mini Biografia:

Possui graduação em Física - Universidad Nacional de Colombia - Bogotá (2011), mestrado (2014) e doutorado (2017) em Física pela UFABC. Fez pós-doutorado no IFGW na UNICAMP (2017-2019). Atualmente é professor Adjunto no departamento de Física da UFPE. Atua como vice-coordenador da Central Multiusuário do DF e vice-coordenador do programa de Pós-Graduação em Física. Tem experiência na área de aplicações da Mecânica Estatística e Física da Matéria Condensada atuando principalmente nos seguintes temas: transições de fase, sistemas com flutuações de valência, férmions pesados, criticalidade quântica, sistemas fortemente correlacionados, ressonância de spin eletrônica (EPR/ESR), crescimento de monocristais e quasicristais.

Local: Auditório do Departamento de Física / CCEN / UFPE

Horário: 16h00