Informes Informes

21/06/2024 Colóquio (Webinar) Quarks, glúons e o momento magnético do múon - Diogo Boito (Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo)

Prezados membros do DF,

Segue abaixo informações sobre o Colóquio (Webinar) que será apresentado nesta sexta-feira, dia 21/06/2024

Palestrante:

Diogo Boito

Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo.

Título:

Quarks, glúons e o momento magnético do múon.

Resumo:

Neste colóquio, apresentarei alguns resultados da pesquisa em Física de Partículas -- com foco na Cromodinâmica Quântica (QCD) -- realizada por nosso grupo, no IFSC-USP, nos últimos anos. Irei focar, na segunda metade do colóquio, no momento magnético anômalo do múon (conhecido como "g-2"), sua importância para a física atual e qual o status da determinação desta grandeza no Modelo Padrão da Física de
Partículas. Nossas contribuições recentes à compreensão detalhada da componente de g-2 devida à QCD serão também discutidas.

Mini Biografia:

Professor livre-docente da USP, possui graduação e mestrado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, com período de um ano na Université Pierre et Marie Cuire (Paris, França), e mestrado e doutorado em Física (concluído em 2011) pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha, com estágio no Institut de Physique Nucléaire (Orsay, França). Foi pesquisador pós-doutor no RWTH-Aachen e na Technische Universität München como "Alexander von Humboldt fellow", na Alemanha, e na Universidade de São Paulo (FAPESP). Desde setembro de 2015 é professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. Em 2021 foi professor visitante na Universitaet Wien, em Viena, Áustria (CAPES,PRint). Possui a Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2016. Trabalha na área de Física das Partículas Elementares e Campos, com ênfase em QCD de precisão, determinação de parâmetros fundamentais do modelo padrão -- especialmente a constante de acoplamento forte --, cálculo do momento magnético anômalo do múon e fenomenologia dos decaimentos do lépton tau e dos mésons D e B.

Link da videochamada: https://meet.google.com/pjw-wjfo-acu

Horário: 16h00