Esportes
- UFPE/
- Institucional/
- Esportes/
- Notícias/
- Doutorando em Sociologia da UFPE lança livro que analisa os impactos sociais da construção da Arena de Pernambuco
Notícias Notícias
Doutorando em Sociologia da UFPE lança livro que analisa os impactos sociais da construção da Arena de Pernambuco
A obra faz uma análise sociológica dos megaeventos esportivos
O doutorando Itamá Winicius do Nascimento Silva, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE, acaba de lançar seu segundo livro, intitulado “Mãos à Copa: Pernambuco, violações, megaprivilégios e silenciamento em jogo”, pela Editora Multifoco. A obra é resultado de sua dissertação de mestrado, defendida em 2021, que investigou a cobertura jornalística sobre a construção da Arena de Pernambuco, destacando os impactos sociais e os grupos beneficiados e prejudicados pelo empreendimento.
Em “Mãos à Copa”, Itamá do Nascimento realiza uma profunda análise sociológica e histórica, utilizando matérias do Diário de Pernambuco (DP), por meio do Arquivo Público de Pernambuco, sobre os impactos da Copa do Mundo Fifa 2014 no estado. O livro é pioneiro em abordar especificamente a Arena de Pernambuco no mercado editorial, oferecendo uma visão estadual sobre uma discussão de megaeventos esportivos. A pesquisa identifica dois polos discursivos: um alinhado aos interesses da Fédération Internationale de Football Association (Fifa), representado por políticos, a classe dominante local e multinacionais, e outro crítico, representado por movimentos sociais como o Comitê Popular da Copa PE.
O principal objetivo da pesquisa de Itamá foi denunciar a invisibilidade dos movimentos sociais na cobertura jornalística do Diário de Pernambuco. Durante o período analisado, de outubro de 2007 a maio de 2013, constatou-se que as reivindicações dos trabalhadores e as críticas dos movimentos sociais foram secundarizadas em comparação às matérias favoráveis à construção da Arena e aos interesses da Fifa. A obra revela uma aliança entre a classe dominante local e interesses econômicos estrangeiros, reforçando hipóteses da Teoria Social Brasileira sobre as raízes coloniais e a dependência econômica do país.
“Tal recorte temporal pegou mês/ano em que o Brasil foi oficializado como país-sede até mês/ano da inauguração do empreendimento. Os próprios trabalhadores envolvidos na construção da arena também foram secundarizados nas matérias analisadas. Neste caso, até existiram matérias sobre as greves e reivindicações desses operários, mas eram curtas em comparação a matérias que traziam posicionamentos da Fifa e de seus aliados. A possibilidade da Copa do Mundo e da Arena de Pernambuco trazer ao estado a chamada ‘modernização’ repercutia mais (e melhor), que as reivindicações dos trabalhadores e críticas dos movimentos sociais à forma como vinha sendo desenvolvido esse megaevento esportivo. Evidenciar toda essa invisibilidade e silenciamento com base em reflexões e conceitos sociológicos foi o principal objetivo da pesquisa”, explica o autor.
Entre as principais conclusões, destaca-se que a construção da Arena de Pernambuco foi vendida como um projeto que traria modernização e benefícios ao estado, materializada na, até hoje inexistente, “Cidade da Copa”. No entanto, o empreendimento acabou gerando altos custos aos cofres públicos e deixando um legado de abandono e dívidas. Além da análise qualitativa das matérias jornalísticas, o livro inclui também uma análise quantitativa, que não foi possível ser feita na época do mestrado, fornecendo uma visão abrangente sobre a cobertura midiática do período.
Itamá do Nascimento começou seu mestrado no PPGS da UFPE em 2020 e concluiu em 2021, sob orientação do professor Josimar Jorge Ventura de Morais. Durante o mestrado, foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2022, iniciou seu doutorado no mesmo programa, com previsão de conclusão em fevereiro de 2026, e atualmente é orientado pelo professor Artur Fragoso de Albuquerque Perrusi. Sua pesquisa de doutorado está focada na Sociologia Política e Histórica, especificamente no Trabalhismo Brasileiro e suas principais figuras políticas.
“Mãos à Copa” pode ser adquirido no site da Editora Multifoco, na Amazon e no portal Ludopédio, que reúne pesquisas sobre futebol em diversas áreas do conhecimento. Exemplares físicos também estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca Pública de Pernambuco e na Biblioteca do CFCH da UFPE.
A dissertação de Itamá do Nascimento pode ser acessada através do Repositório da UFPE, o Attena.
Mais informações
Itamá Winicius do Nascimento Silva
itama.nascimento@ufpe.br