Notícias Notícias

Voltar

UFPE comemora 198 anos no dia 11 de agosto

Data é uma referência à fundação da Faculdade de Direito do Recife, em 1827

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) comemora, no próximo dia 11, o marco de 198 anos de história, numa referência à fundação da Faculdade de Direito do Recife em 1827, o curso mais antigo da instituição e um dos pilares do Ensino Superior no Brasil. Ao longo destes anos, a instituição se destaca pela qualidade no seu ensino, pesquisa e inovação, reunindo, em sua comunidade acadêmica 35 mil estudantes de graduação e de pós-graduação, 3 mil docentes e 4 mil servidores técnico-administrativos. A UFPE conta atualmente com três campi (Recife, Vitória, Caruaru), oferecendo 105 cursos de graduação, e está se instalando em Sertânia, no Sertão do Estado, onde mais quatro cursos funcionarão já a partir de setembro deste ano. Para marcar a data, está sendo lançado um selo comemorativo ao aniversário.

Vários eventos estão sendo realizados para marcar o aniversário. Ontem (6), houve um concerto da Orquestra Sinfônica da UFPE no Teatro Santa Isabel. No dia 11, às 9h, será celebrada missa no Mosteiro de São Bento, em Olinda, local que sediou as primeiras turmas do curso jurídico, que deu origem à FDR e à UFPE. À noite, às 18h, será visitada a exposição “A Faculdade de Direito do Recife retratada em textos e imagens”, no hall de entrada principal da FDR. A mostra, formada por documentos históricos da instituição, pode ser vista até o próximo dia 22, das 7h30 às 20h. Às 18h30, no Salão Nobre da FDR, haverá uma cerimônia conjunta que marca três datas simbólicas para a história do Direito no país: o aniversário da fundação dos cursos jurídicos no Brasil, o lançamento do Projeto 200 Anos da FDR e a formalização da volta da sede do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) para o prédio da faculdade, onde o instituto iniciou suas atividades há mais de 170 anos.

Já no dia 12, às 17h, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Várzea será palco para o Coro de Câmara de Campina Grande, que apresentará o ciclo Cancioneiro Atlântico, do compositor potiguar Danilo Guanais. Fundado em 2010, o Coro é reconhecido nacional e internacionalmente por valorizar a música brasileira e nordestina. Já se apresentou nos EUA, França e Portugal, e agora integra a turnê “Vozes Ancestrais”, com apoio da Funarte, via Projeto Pixinguinha. Estará sob a regência do maestro Vladimir Silva. A entrada é gratuita.

LEGADO DE EXCELÊNCIA - A história da UFPE começou a ser escrita em 1827 com a fundação da Faculdade de Direito do Recife, que, ao longo do tempo, se consolidou como um centro de formação de grandes juristas e personalidades de vulto na história de Pernambuco e do país.

Em 1946, foi criada a Universidade do Recife, reunindo as principais instituições de ensino do estado: a FDR, a Escola de Engenharia de Pernambuco (1895), a Escola de Farmácia (1903), a Escola de Odontologia (1913), a Faculdade de Medicina do Recife (1915), a Escola de Belas Artes (1932) e a Faculdade de Filosofia do Recife (1940). O primeiro reitor, Joaquim Amazonas, hoje batiza o Campus Recife da Universidade.

Em 1967, a Universidade do Recife foi integrada ao grupo de instituições federais do novo sistema de educação do País, recebendo a denominação de Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Data da última modificação: 07/08/2025, 17:15

Inovação Inovação

Uma das melhores universidades do País, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, sendo a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT).