Programa de Pós-Graduação em História
O Programa
APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA
O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (PPGH/UFPE) tem como OBJETIVO GERAL enriquecer a formação acadêmica dos profissionais da área de História e afins – ampliando os seus conhecimentos adquiridos na graduação e desenvolvendo suas capacidades no campo do ensino e da pesquisa – com vistas ao aperfeiçoamento dos quadros para o magistério do ensino fundamental, médio e superior, mas também para a administração pública, especialmente em Centros de Pesquisa, Bibliotecas, Arquivos, Museus, Institutos Culturais etc.
São seus OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Oportunizar uma sólida formação científica na área de ensino de História e áreas afins, buscando formar profissionais comprometidos com o bem comum e preocupados em atender as demandas da sociedade, em especial, de seus segmentos mais vulneráveis; incitar nos discentes uma atitude investigativa que os estimule a buscar um constante aperfeiçoamento profissional e uma permanente atualização de seus conhecimentos sobre as mais recentes tendências da historiografia; formar quadros de alto nível profissional para a atender as demandas das instituições de educação de ensino fundamental, médio e superior, bem como de outras instituições públicas e/ou privadas, tais como Centros de Pesquisa, Bibliotecas, Arquivos, Museus, Institutos Culturais etc.; bem como, promover a divulgação e o intercâmbio da produção científica no campo da História e áreas afins, a partir da realização de eventos e do desenvolvimento de projetos comuns com outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.
Sua ÁREA DE CONCENTRAÇÃO é “SOCIEDADES, CULTURAS E PODERES”, que a partir de uma perspectiva histórica multidisciplinar se debruça sobre problemáticas que abrangem territórios, temporalidades e sociedades diversas (Américas, África, Europa e Ásia), agregando estudos que não se limitam a uma noção restrita de espaço e de tempo na construção do passado histórico, mas que privilegiam os debates teórico-metodológicos no contexto das abordagens historiográficas de cada Linha de Pesquisa que compõem o Programa. As Linhas que compõem a Área concordam ainda na relevância da pesquisa no plano macro e micro e na possibilidade teórico-metodológica de realizar uma História sempre conectada às discussões historiográficas transnacionais, a temporalidades e abordagens múltiplas. A Área contempla, portanto, uma perspectiva historiográfica que se projeta universal. Afinal, o escopo de toda pesquisa, ao se constituir num tempo e num espaço determinado, tem a possibilidade de transcender os limites empíricos dados, por meio do tratamento teórico-metodológico construído a partir das problemáticas formuladas no cruzamento das diferentes fontes documentais.
Seu quadro de professores conta atualmente com 49 docentes: (todos doutores), dos quais 39 são permanentes e 10 colaboradores, divididos entre as LINHAS DE PESQUISA a seguir.
CULTURA E MEMÓRIA
A Linha Cultura e Memória desenvolve estudos e pesquisas voltados preferencialmente para o tempo presente, podendo, contudo, abranger outros recortes temporais. Articula-se com as reflexões e debates teórico-metodológicos que contemplam os conceitos de cultura e memória. Estes conceitos operam com referenciais teóricos em sintonia com um amplo espectro de temáticas e privilegiam discursos e práticas culturais associados ao plano político, sociocultural e econômico. A diversidade de abordagens teóricas encontra-se imbricada às categorias temporais e espaciais em sua multiplicidade. A cultura pensada nas diversas formas de fazer e dizer, singulares a temporalidades e espacialidades próprias, é perpassada por fluxos de mudança e alteridade, associados aos múltiplos legados do passado. O percurso epistemológico, que os estudos sobre memória e história propõem, tem em vista a análise do espaço de experiência e do horizonte de expectativa em que futuro, passado e presente se imbricam. As representações do passado e do presente são, desse modo, alvo da constante tensão dos movimentos de ressignificação. Nesse diapasão, Linha a de Cultura e Memória tem buscado discutir os usos do passado, notadamente no campo do patrimônio cultural. Além disso, ainda no âmbito da cultura, a Linha também desenvolve estudos e pesquisas sobre o campo intelectual, as políticas públicas de cultura, e as relações de gênero, dentre outros temas. No que tange às reflexões e análises sobre a memória, essas têm como referência categorias e conceitos que ao atenderem as problemáticas historiográficas rompem a linearidade cronológica, a imagem do passado como acumulação de bens culturais e a fixidez do espaço temporal. Nessa mesma perspectiva, a produção narrativa é constitutiva do pensamento e da escrita da história. Portanto, ao operar com as multiplicidades e diversidades, a Linha de pesquisa Cultura e Memória desenvolve intenso diálogo com diferentes abordagens teóricas em estreita conexão com as temáticas advindas das diferentes pesquisas, que os variados corpora documentais suscitam.
MUNDO ATLÂNTICO (1791-1889)
A partir da Revolução Haitiana e das mudanças do capitalismo mundial nas últimas décadas do setecentos, as interconexões entre as Américas, a África e a Europa se intensificaram acelerando o intercâmbio de pessoas, mercadorias, ideias e práticas e os atritos e conflitos correspondentes. Nas Américas, o capitalismo agrário avançou mais célere sobre as matas e sertões e suas múltiplas populações, as cidades expandiram-se, as Independências aconteceram. O Brasil constituiu-se em um regime monárquico centralizado, reforçando a escravidão, fazendo da Abolição e da Proclamação da República eventos correlatos que demarcam a periodização coberta pela Linha. As abordagens da Linha Mundo Atlântico: 1791-1889 partem dos elos entre as diversas áreas continentais que circundam o Atlântico (inclusive seus espaços interiores), valorizando aspectos e processos que transcendem os limites políticos de entes nacionais e imperiais, as conexões e intercâmbios políticos, econômicos e sociais, as diásporas e a resistência das várias populações atingidas pelos novos rumos do capitalismo industrial e agrário. Isso em um momento de deslocamentos e conflitos,marcados pela Revolução Haitiana e demais mudanças políticas das últimas décadas do setecentos, que resultaram na formação e declínio do império do Brasil. As pesquisas da Linha, portanto, ultrapassam os espaços onde esses processos foram mais evidentes, como os enclaves urbanos em expansão, chegando aos sertões, às matas, às fronteiras e ao próprio oceano, percebido não apenas como uma dessas fronteiras, mas também como uma ponte entre os povos que formaram as Américas.
SABERES HISTÓRICOS: TEORIA, ENSINO E MÍDIAS
A Linha de pesquisa Saberes Históricos: Teoria, Ensino e Mídias tem por objetivo problematizar e discutir elementos teóricos e metodológicos na construção da história como forma de conhecimento, narrativa e ensino, destacando os usos da História em práticas socioculturais em suas relações com as mídias nas sociedades contemporâneas. A composição dessa Linha se caracteriza pelos atuais debates presentes na teoria da História e da Didática da História com expoentes na Alemanha, Inglaterra e Canadá. Propõe trabalhos que articulam a construção de narrativas e seus usos na História e no Ensino, possibilitando reflexões sobre como as mídias em diálogo com a sociedade e os indivíduos se apropriam dos saberes históricos, constroem-nos e os ressignificam. E, como esses saberes estão presentes numa História Ensinada, trazendo as discussões do Ensino para o campo História, entende-se que a história é ordenada culturalmente e de diversos modos, uma vez que os significados são reavaliados quando postos em prática possibilitando estudos que admitam conhecimentos complexos e a partir múltiplos saberes históricos. Seus campos: estudos de prática histórica, o ensino de história, produção e aprendizado histórico, teorias e metodologias da História, narrativas históricas presentes no uso das diversas mídias e suas linguagens.
DA ANTIGUIDADE AO MEDIEVO: PODERES, CULTURAS E DISCURSOS
A Linha tem como propósito investigar os mais diversos aspectos das sociedades que se constituíram durante os períodos convencionalmente chamados de Antiguidade e Medievo, em variadas espacialidades. Para tanto, propõe-se a ir além do paradigma nacionalista e das bases ideológicas de cunho identitário, referentes à constituição dos estados nacionais modernos. Dentro desse quadro epistemológico, a Linha se dedica, mais especificamente, a refletir sobre as instituições e os modos de organização político-social; às linguagens políticas e às formas de exercício do poder; às relações estabelecidas entre os sujeitos e os grupos sociais, suas redes e às formas de sociabilidade; às relações de gênero e de alteridade; às relações entre poder e religião; à produção material, cultural e intelectual: às relações entre escrita e oralidade; aos valores e concepções (tradições, costumes, crenças, ideologias, utopias); às formas e às transformações do discurso histórico e aos usos do passado.
MODERNIDADES PLURAIS
Esta linha de pesquisa dedica-se à análise dos processos históricos que marcaram a Idade Moderna (séculos XV a XVIII), com ênfase nas interações locais, regionais, transnacionais e globais. Abrangendo o período que vai do Renascimento italiano ao fim do colonialismo nos territórios americanos, busca compreender as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais da Época Moderna, bem como os contatos entre diferentes povos que moldaram as sociedades do Antigo Regime. O estudo privilegia o papel das trocas que caracterizaram essa intensa circulação de pessoas, textos e mercadorias, além das dinâmicas coloniais que impulsionaram o surgimento de novas identidades políticas, religiosas e socioculturais, fundamentais para a configuração do mundo moderno.
GRUPOS DE PESQUISA
Prof. Dr. Marcus Joaquim Maciel de Carvalho (Líder)
HISTÓRIA, POLÍTICA, GOVERNABILIDADE E JUSTIÇA DO TRABALHO
Prof. Dr. Antonio Torres Montenegro (Líder)
DA ANTIGUIDADE AO MEDIEVO: PODERES, CULTURAS E DISCURSOS
Prof. Dr. Felipe Augusto Ribeiro (Líder)
SABERES HISTÓRICOS: TEORIA, ENSINO E MÍDIAS
Profª. Drª. Isabel Cristina Martins Guillen (Líder)
HISTÓRICO DO PROGRAMA
O PPGH/UFPE foi uma das primeiras pós-graduações em História do nosso país. Fundado em 1974, inicialmente, apenas como curso de MESTRADO, teve o seu curso de DOUTORADO implementado em 1991. Ao se constituir, o PPGH/UFPE contava com duas Áreas de Concentração: História do Norte e Nordeste do Brasil e Pré-história do Brasil. Posteriormente, através de um Convênio com a Universidade Federal da Paraíba, foi criada uma terceira Área: Metodologia do Ensino da História. Em 2003, duas das três Áreas de Concentração que compunham o PPG transformaram-se em duas Pós-Graduações independentes: o Mestrado em Pré-História da UFPE e o Mestrado em Teoria e Metodologia do Ensino da História da UFPB. Como consequência dessa separação, a partir de 2004, o PPGH/UFPE passou a ter uma Área de Concentração única – História do Norte e Nordeste do Brasil – organizada em duas Linhas de Pesquisa: “Poder Político e Movimentos Sociais” e “Cultura e Memória”. Os frutos de tal reformulação permitiram que dois anos mais tarde (2006) o Programa obtivesse conceito 5 na avaliação realizada pela CAPES relativa ao triênio anterior (avaliação que foi mantida até 2012). Para uma melhor adequação do Programa às pesquisas desenvolvidas seu corpo docente, em parte renovado, houve em 2011 uma reconfiguração das Linhas de Pesquisa. Passaram então a existir três Linhas de Pesquisa: “Cultura e Memória”, “Relações de Poder, Sociedade e Ambiente” (reformulação da antiga Linha “Poder Político e Movimentos Sociais”) e “Norte-Nordeste Mundo Atlântico”. Em 2016, para melhor contemplar o potencial de orientação e produção científica de antigos e novos membros do Corpo Docente, cujos horizontes de interesses e pesquisas já iam muito além da “História do Norte e Nordeste” (antiga Área de Concentração deste Programa), a Área de Concentração do PPGH/UFPE foi alterada para “Sociedades, Culturas e Poderes”. Em 2021, com o intuito de atender a demanda por novas possibilidades de formação em nível de Pós-graduação na região Norte e Nordeste, bem como de incorporar novos membros altamente especializados recentemente ingressados no Departamento de História da UFPE e em outras instituições de ensino da região foram criadas duas novas Linhas de Pesquisa: “Saberes Históricos: Teoria, Ensino e Mídias” e “Do Antigo ao Moderno: poderes, culturas e discursos”.
Destacamos, ademais, que ao longo dos 50 anos de sua existência, o PPGH/UFPE vem desempenhando continuamente suas atividades de produção de conhecimento histórico (até hoje foram defendidas 692 DISSERTAÇÕES E 306 TESES) e de formação de novos profissionais na área de História. Importante tem sido o papel exercido na formação de novos quadros acadêmicos para atender a contínua demanda de professores mestres e doutores para as escolas e as universidades no território nacional, em particular nas regiões Norte e Nordeste.
Destacamos ainda que circula ininterruptamente desde 1977, antes na forma impressa e atualmente apenas em formato digital, a CLIO: REVISTA DE PESQUISA HISTÓRICA (ISSN 0102-4736), periódico publicado por este PPGH.
PERFIL DO EGRESSO
Espera-se que os egressos do PPGH/UFPE, advindos da graduação em História e cursos afins, sejam capazes de: conceber a pesquisa científica como etapa necessária à produção de saberes; compreender a relação intrínseca entre pesquisa e ensino e transpor para o seu campo de atuação (instituições de ensino básico e superior, centros culturais, de pesquisa, entre outros) os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica. Espera-se, igualmente, que eles sejam dotados das competências e dos valores cidadãos necessários para cumprir de forma idônea suas funções ao assumirem cargos públicos e privados em setores do magistério, pesquisa, gestão educacional, administração, políticas públicas e correlatos.
Para conhecer o Regimento do Programa e obter outras informações navegue no nosso site. Sejam bem-vindos!
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